Divisão do Mercado Financeiro
Lembre-se:
Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal…
“O Cliente é o Rei!”
O tema ‘Divisão do Mercado Financeiro’ será para a sua valiosa e revolucionária ‘Reflexão’!
Então, conforme nosso compromisso, vamos ‘navegar por águas inexploradas’…
Assim,
Não abordaremos o tema ‘Divisão do Mercado Financeiro’ pelo conceito clássico e bastante conhecido…
Por uma ‘Questão de Ordem’, vamos apenas relembrar o conceito clássico…
A ‘Divisão do Mercado Financeiro’, normalmente, está conceituada e descrita na literatura, sob a ótica da:
Visão da Estrutura do Sistema Financeiro (conceitual, clássica e conhecida!)
Vamos apenas relembrar ou descrever sob a ótica da ‘Visão da Estrutura do Sistema Financeiro’…
Divisão do Mercado Financeiro - 'Visão da Estrutura do Sistema Financeiro!'
Sob a ótica da ‘Visão da Estrutura do Sistema Financeiro’, que é uma visão conceitual, clássica e bastante conhecida, como já vimos nas nossas páginas ‘Mercado’ e ‘Navegação’…
Conforme a descrição da Wikipédia, a ‘Divisão do Mercado Financeiro’ é a segmentação em 4 grandes Mercados:
é um meio de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização. Isto quer dizer que o objetivo é direcionar os recursos financeiros da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas, assim remunerando melhor o investidor. Fazem parte desta área a compra e a venda de ações, debêntures, etc.;
atuam neste segmento diversas Instituições Financeiras e não Financeiras prestando serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo para agentes deficitários que necessitam de recursos para consumo ou capital de giro. É o segmento onde ocorrem operações de empréstimo, arrendamento, financiamento, etc.;
é o mercado onde se concentram as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto e curtíssimo prazo com vistas a garantir a liquidez da economia. Abrange toda a rede de entidades ou órgãos financeiros que negociam títulos ou valores, concedendo empréstimos a empresas ou particulares a curto prazo, em troca do pagamento de juros.
A Divisão do Mercado Financeiro e de Capitais possui um maior detalhamento conceitual clássico na nossa página ‘Navegação‘.
Por outro lado, acreditamos que você nunca leu ou não pensou sobre a ‘Divisão do Mercado Financeiro’, sob a ótica da:
Visão do Foco para o Cliente (de reflexão, revolucionária e pouco conhecida!)
A nossa ‘Reflexão’ sobre a ‘Divisão do Mercado Financeiro’ será sob a ótica da ‘Visão do Foco para o Cliente’!
Aqui está o valor da reflexão disruptiva sobre a nossa inserção, posicionamento e ‘talvez’ em ‘prejuízo por inadequação’ no ‘Sistema e seu status quo’ (com seus históricos lucros estratosféricos!), mas,…
…na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal, o nosso Foco é em você – seja apenas como leitor (neste momento!) e ou futuramente, como nosso Cliente!
Agora vamos a Visão para você… A Visão da ‘Divisão do Mercado Financeiro’ que é importantíssima para você!
A Visão da ‘Divisão do Mercado Financeiro’ sob a ótica da ‘Visão do Foco para o Cliente!
Divisão do Mercado Financeiro - 'Visão do Foco para o Cliente!'
Os diferentes Focos para o Cliente 'Investidor'
A Divisão do Mercado Financeiro é constituída pelos seguintes ‘Focos’:
Foco em Produtos (Bancos), Foco em Distribuição (Corretoras) ou Foco em Serviços (Consultorias)…
Qual o melhor Foco para você?
O melhor Foco será àquele que tiver efetivo interesse em você, como Cliente ‘Investidor’ e…
…que por características e modelo, seja àquele Foco mais adequado à você, às suas expectativas e necessidades, ao seu perfil, experiência, conhecimento, situação financeira, patrimônio, seus Objetivos e Sonhos de Vida!
Você já deve ter visto em ‘slogans’, propagandas e publicidade de muitas Empresas… “O Cliente é o Rei!”
Mas, na prática…
No Mercado Financeiro em relação ao Ciente ‘Investidor’, historicamente (com o monopólio do Foco em Produtos no Brasil praticamente até 2012!), apenas alguns pouquíssimos Clientes (àqueles com grandes fortunas – 1% brasileiros!) eram os únicos privilegiados e favorecidos com as melhores taxas e produtos de investimentos, tratados efetivamente como ‘Reis’!
No Mercado Financeiro brasileiro para os ‘Clientes Investidores Normais’ (nós, os simples mortais! 99% dos brasileiros! Investidores Private e ou Varejo (baixa, média e alta renda!), isto já mudou muito desde 2012 (entrada e popularização do Foco na Distribuição) e principalmente a partir de 2018, quando tornou-se acessível a todos, a contratação personalizada de Profissionais especializados e independentes (entrada e acessibilidade de todos no Foco em Serviços)…
Agora, no Mercado Financeiro brasileiro…
Os ‘Serviços especializados, personalizados e independentes’ das Consultorias de Valores Mobiliários e Planejamento Financeiro Pessoal, estão disponíveis e acessíveis a todos os Clientes Investidores, que consiste no ‘Foco em Serviços’ com o ‘Foco no Cliente’!
Como Cliente ‘Investidor’…
- Você está recebendo ‘o melhor atendimento de excelência’ com a importância, personalização e responsabilidade fiduciária (garantia e confiança) que o seu Patrimônio, suas economias e sua Vida Financeira representam para você e para a sua Família?
- Você é atendido de forma personalizada e competente quando necessita de orientações importantes e tomada de decisões financeiras de forma independente com prioridade aos seus interesses? (ou você é apenas um nº de conta ou mais um CPF e atendido pelo 0800…)
- Você está recebendo as melhores oportunidades, produtos e taxas?
- Você é atendido por especialista de investimentos ou somente para receber uma ‘oferta imperdível’ de prioritário interesse e ou meta da Instituição?
- Você está inserido no Foco de características e modelo da ‘Divisão do Mercado Financeiro’ que possui interesse efetivo em você e que consiste no ‘mais adequado e de valor ao seu Perfil, Objetivos e Sonhos de Vida?’
Como Cliente ‘Investidor’…
Se você respondeu ‘Não’ ou ‘Não sei’ para qualquer questão acima…
Então, sugerimos que você faça a leitura, análise empática e reflexão do quadro comparativo dos ‘Diferentes Focos do Mercado Financeiro e suas características’, a seguir…
Temos a certeza de que este ‘conhecimento e reflexão’ sobre a melhor adequação para você, abrirá um ‘Oceano Azul’ de oportunidades e agregará muito valor para você, como Cliente ‘Investidor’!
Diferentes Focos e suas Características
Foco em Produtos
ENTIDADES:
Bancos
Seguradoras
- Gestores (Asset)
- Fundos de Investimento
PROFISSIONAIS:
FOCO NO CLIENTE ‘INVESTIDOR’:
- Baixo
- ‘Foco no desenvolvimento de Produtos!’
CARACTERÍSTICAS:
- Monomarca venda e alocação somente dos seus próprios produtos de investimento! (alguns poucos Grandes Bancos já estão iniciando a ‘Distribuição’ de outras Instituições Financeiras – “é a necessária Evolução!”)
- Generalista em Investimentos e Valores Mobiliários (salvo para Grandes Clientes!)
- Bancarização Restrita aos Investidores acesso amplo somente para seus Produtos de conta corrente, poupança, cartões, empréstimos, crédito, financiamento, etc., mas não o acesso facilitado à população em geral, tanto à boas taxas, como às boas opções de valores mobiliários e investimentos! (salvo para Grandes Clientes e Grandes Fortunas!)
CONFLITO DE INTERESSES: SIM (alta possibilidade!)
- Modelo Transacional baseado na cobrança de taxas, tarifas, vendas, transações!
- Alocação por Venda baseado na alocação de seus próprios Produtos e suas taxas. (alguns poucos Grandes Bancos já estão iniciando a ‘Distribuição’ de outras Instituições Financeiras!)
- Metas são as do Banco! Neste Modelo Transacional baseado em vendas, taxas, tarifas e transações, fomenta o quanto mais Produtos do Banco forem alocados para os Clientes, aumenta o lucro do Banco!
- (*) Cabe registrar que, este Modelo Transacional é um modelo tradicional de vendas, porém o conflito de interesses ocorrerá quando não forem respeitados o perfil, objetivos, condições, vontade, necessidades e ou ‘venda-casada’ para o Cliente! Aqui entra a importância da regulamentação do BACEN (Banco Central) e também a autorregulamentação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para coibir e penalizar abusos e ou descumprimentos!
- Remuneração ao Gerente de Banco é paga pelo Banco! Neste Modelo Transacional, o Cliente paga indiretamente ao Banco através das taxas, tarifas, seguros, anuidades, comissões, aquisições de produtos bancários e transações, fomenta o quanto mais Produtos do Banco forem alocados para os Clientes, também mais aumentam as remunerações, premiações para os Gerentes de Banco e Equipes.
- (*) O conflito de interesses ocorrerá quando não forem respeitados o perfil, objetivos, condições, vontade, necessidades e ou ‘venda-casada’ para o Cliente!
- Lucro do Banco, por exemplo, capta através de aplicações e investimentos de Clientes Superavitários pagando a menor taxa possível e empresta aos Clientes Deficitários cobrando a maior taxa possível, a diferença chama-se ‘Spread Bancário’!
- Interesse em Grandes Investidores e ou Grandes Fortunas, vantagens e privilégios (menores taxas de administração, melhores produtos, etc.) em valores mobiliários e investimentos, via de regra, somente aos Grandes Clientes e Grandes Fortunas.
Foco em Distribuição
ENTIDADES:
- Corretoras de Valores Mobiliários
- Distribuidoras de Valores Mobiliários
- Wealth Managers
- Family Offices
- Fintechs
FOCO NO CLIENTE ‘INVESTIDOR’:
- Médio
- ‘Foco na distribuição e alocação de Ativos!
CARACTERÍSTICAS:
- Multimarca venda e distribuição de seus produtos de investimento e por característica, a distribuição de valores mobiliários e investimentos de diversas outras Instituições Financeiras (é o chamado ‘Shopping Financeiro’!)
- Especialista em Investimentos e Valores Mobiliários.
- Bancarização Ampla aos Investidores acesso facilitado à população (mesmo para àqueles que não são Grandes Clientes e ou Grandes Fortunas!) às boas opções de Valores Mobiliários e Investimentos!
CONFLITO DE INTERESSES: SIM (alta possibilidade!)
- Modelo Transacional baseado na cobrança de comissões, rebates, taxas, tarifas, vendas, transações! (algumas poucas Corretoras já estão iniciando a cobrança no modelo híbrido com o Modelo Fiduciário – “é a necessária Evolução!”)
- Alocação por Venda baseado na alocação de seus Produtos e ou na distribuição de Produtos de outras Instituições Financeiras.
- Metas são as da Corretora e do Escritório de Agentes Autônomos de Investimentos (AAI). Neste Modelo Transacional baseado em comissões, rebates, vendas, taxas, tarifas e transações, fomenta o quanto mais produtos da própria Corretora e ou na distribuição de produtos de outras Instituições Financeiras forem alocados para os Clientes, aumenta o lucro da Corretora!
- (*) Neste Modelo Transacional é um modelo tradicional de vendas, porém o conflito de interesses ocorrerá quando não forem respeitados o perfil, objetivos, condições, vontade e as, necessidades do Cliente Investidor! Aqui entra a importância das regulamentações do BACEN (Banco Central), CVM (Comissão de Valores Mobiliários e também da autorregulamentação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para coibir e penalizar abusos e ou descumprimentos!
- Remuneração ao Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é paga pela Corretora e ou Escritório de Representação vinculado à Corretora. Neste Modelo Transacional, o Cliente paga indiretamente à Corretora através das taxas, tarifas, rebates, comissões, aquisições de produtos e transações. No Modelo Transacional baseado em vendas, comissões, rebates, taxas e transações, fomenta o quanto mais Produtos forem alocados para os Clientes, também mais aumentam as remunerações, premiações para os Agentes Autônomos de Investimento (AAI).
- (*) O conflito de interesses ocorrerá quando não forem respeitados o perfil, objetivos, condições, vontade e necessidades do Cliente!
- Lucro da Corretora através de venda de cotas, aplicações, transações e respectivas taxas, rebates e comissões (algumas poucas Corretoras já estão iniciando a devolução dos rebates na conta do Cliente Investidor, chamado de ‘Cash Back’ – “é a necessária Evolução!”)
- Interesse em Grandes Clientes e Grandes Fortunas, porém também facilitando o acesso e disponibilizando excelentes oportunidades (bons investimentos) também para os pequenos Clientes Investidores!
Foco em Serviços
ENTIDADES:
- Consultoria de Valores Mobiliários
- Planejamento Financeiro Pessoal
- Consultoria de Educação Financeira
- Clube de Investimentos
- Fundo Exclusivo
FOCO NO CLIENTE ‘INVESTIDOR’:
- Total
- ‘Foco nas Metas, Objetivos e Sonhos de Vida do Cliente!’
CARACTERÍSTICAS:
- Independência recomendações totalmente independentes de Produtos de determinado Banco e ou Corretora com foco nas Metas, Objetivos e Sonhos de Vida do Cliente!
- Especialista em Valores Mobiliários e Investimentos e ou Estratégias para a Vida Financeira do Cliente!
- Personalizado no Atendimento e Soluções para cada Cliente e sua Família, construindo uma Estratégia específica, buscando os melhores produtos no Mercado, conforme perfil, conhecimento, experiência, situação financeira, objetivos, momento de Vida de cada Cliente!
CONFLITO DE INTERESSES: NÃO (não existe a possibilidade!)
- Modelo Fiduciário baseado na confiança, reputação e na responsabilidade do Profissional registrado e certificado nas Entidades Regulatórias (por exemplo, CVM e Planejar), que obrigatoriamente, seguem as normas, princípios, regras de conduta e códigos de responsabilidade profissional e ética, assim estão sujeitos às rígidas punições e ressarcimentos. (não existe conflito de interesses!)
- Alocação pelo Perfil e Objetivos Cliente não existe venda de produtos de investimento e ou valores mobiliários; alocação baseada em indicações e recomendações dos melhores e mais adequados produtos para o perfil e objetivos do Cliente, em quaisquer Bancos e ou Corretoras! O Profissional não pode ganhar nada de quaisquer Entidade ou Instituição Financeira, conforme regulação CVM para o Consultor de Valores Mobiliários! (não existe conflito de interesses!)
- Metas são as do Cliente! (não existe conflito de interesses!)
- Remuneração para o Consultor de Valores Mobiliários registrado na CVM, somente pelo Cliente (não existe conflito de interesses!)
- Remuneração para o Planejador Financeiro* ‘ainda’ não existe esta regulamentação, logo a depender do Profissional, este poderá receber somente do Cliente (não existirá conflito de interesses!) e ou também por rebates, comissões (neste caso, poderá existir o conflito de interesses; mas não haverá conflitos de interesse na parte de Investimentos em Valores Mobiliários, pois um Planejador Financeiro, mesmo com a certificação CFP®, sem registro na CVM como Consultor de Valores Mobiliários, é proibido de fazer indicações e recomendações em Valores Mobiliários!)
- (*) Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal adotamos ética e obrigatoriamente a regulamentação da CVM para o Serviço remuneração apenas e somente pelo Cliente, quaisquer rebates de comissões serão devolvidas ao Cliente na forma de ‘Cash Back’! (não existe conflito de interesses!)
- Lucro da Consultoria através da satisfação do Cliente, fidelidade e indicações dos Clientes satisfeitos (Meritocracia!).
- Interesse em todos as Pessoas e suas Famílias! Desde os deficitários (endividados) ou os superavitários (investidores), àqueles que ainda não possuem valores para investir e ou não conseguem fazer sobrar o valor para investir, àqueles que possuem pouco valor para investir ou àqueles que possuem muito valor para investir, em todas as etapas da Vida (crianças, jovens, adultos e idosos), enfim todas as Pessoas e Famílias podem (e devem!) ser Clientes e transformarem as suas Vidas Financeiras!
Então…
A partir da nossa apresentação do tema ‘Divisão de Mercado Financeiro’, sob a ótica do ‘Foco para o Cliente’, temos a certeza de que esta forma, talvez seja inédita para você…
…mas talvez mais do que a visão deste novo ‘olhar’ de percepção, certamente o mais valioso está na sua ‘Reflexão’ sobre o seu histórico posicionamento e inserção no Mercado Financeiro!
E aí?
Qual o Foco na ‘Divisão de Mercado’ que é mais adequado para você?
Qual a Divisão do Mercado Financeiro, se você não for um milionário (1% brasileiros!) e mesmo sem grandes recursos financeiros e patrimônio, será tratado como Rei?
RPM Libertà - Planejamento Financeiro Pessoal: aqui "O Cliente é o Rei!"
E isto não são apenas palavras ao vento…
“O Cliente (sempre escrevemos em Maiúsculo!) é o Rei!”
Isto faz parte do nosso Propósito e do nosso DNA…
…pois a RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal, como uma Consultoria, está inserida na ‘Divisão do Mercado Financeiro’ chamada de ‘Foco em Serviços’, ou seja, ‘Foco no Cliente’!
Assim,
‘O Cliente é o Rei’ pois aqui ele é o nosso Foco…
…o nosso ‘Atendimento personalizado’ dedica toda a importância para o nosso Cliente…
….e ele possui a ‘Autoridade Absoluta’, pois apesar de prestarmos o ‘Apoio Especializado’ com indicações e recomendações ‘adequadas’ ao seu Perfil, sempre será ‘o Cliente que terá a palavra final e a autoridade para investir’!
O fundamental é esta importantíssima ‘Visão de Reflexão’ sobre a ‘Divisão do Mercado Financeiro’ e o entendimento sobre as novas e acessíveis Oportunidades para você…
Fundamentais para você como ‘Cliente Investidor’, seus Objetivos e Sonhos de Vida!
Vamos agora para uma nova e interessante ‘Reflexão’…
Vire o manche e vamos retornar à página Mercado na posição da ‘Evolução do Mercado Financeiro‘…