Agente Autônomo de Investimentos

Agente Autônomo de Investimentos (AAI)

O que faz o Agente Autônomo de Investimentos (AAI)?

 

A atividade de Agente Autônomo de Investimentos só poderá ser exercida por pessoas físicas previamente autorizadas pela CVM.

 

Agente Autônomo de Investimento é a pessoa natural registrada na forma desta Resolução CVM 16 para realizar, sob a responsabilidade e como preposto de Instituição Integrante do Sistema de Distribuição de Valores Mobiliários, as atividades de:

 

I – prospecção e captação de clientes;

 

II – recepção e registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação ou de registro cabíveis, na forma da regulamentação em vigor; e

 

III – prestação de informações sobre os produtos oferecidos e sobre os serviços prestados pela instituição integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários pela qual tenha sido contratado.

 

O que é preciso para ser Agente Autônomo de Investimentos (AAI)?

 

Para se tornar um Agente Autônomo de Investimentos (AAI) ou também chamado de Assessor de Investimentos não é exigida formação superior.

 

O único requisito é obter a certificação da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias).

 

Para exercer a profissão, o Agente Autônomo de Investimentos precisa obrigatoriamente ser ligado a uma Corretora de Valores Mobiliários.

 

O Agente Autônomo trabalha em nome da Empresa, normalmente uma Corretora e ou Distribuidora de Valores Mobiliários, representando a mesma perante um conjunto de Clientes.

 

Assessor de Investimentos

 

O Agente Autônomo de Investimentos atua no ‘Foco em Distribuição’ e Alocação de Ativos no Modelo Transacional (Modelo baseado em Vendas) das Corretoras de Valores Mobiliários através da cobrança de comissões, rebates, taxas, tarifas, vendas, transações…  

 

Assim…

 

Grande parte do trabalho dos Agentes Autônomos consiste em convencer os Clientes de que o Investimento em Produtos da Corretora vinculada, vale a pena…

 

…ou seja, além de conhecimentos avançados sobre Mercado Financeiro, o Agente Autônomo de Investimentos precisa ter um perfil mais comercial – para prospectar e administrar bem sua Carteira de Clientes e atendê-los em suas necessidades da melhor forma possível.

 

Para se tornar um Agente Autônomo não é exigida formação superior.

O único requisito é obter a certificação da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias).

Agente Autônomo de Investimentos (AAI) ou Assessor de Investimentos

 

Apesar do nome, os Agentes Autônomos de Investimentos não são exatamente autônomos…

 

…pois, também chamados de ‘Assessores de Investimentos’, eles são como vendedores, que são vinculados a uma Corretora ou Distribuidora, só indicam ‘Produtos da prateleira’ dessa Instituição Financeira e podem receber uma comissão maior se o Cliente investe em determinados Produtos…

 

…ou seja, há uma ‘possibilidade’ significativa pelo próprio Modelo Transacional (Modelo baseado em Vendas!) para o ‘Conflito de Interesse’* e isso, não é necessariamente um problema, desde que você saiba disso e esteja satisfeito!

 

(*) Neste Modelo Transacional é um modelo tradicional de vendas, porém o conflito de interesses ocorrerá quando não forem respeitados o perfil, objetivos, condições, vontade e as, necessidades do Cliente Investidor! Aqui entra a importância das regulamentações do BACEN (Banco Central), CVM (Comissão de Valores Mobiliários e também da autorregulamentação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para coibir e penalizar abusos e ou descumprimentos!

 

Regulados pela CVM, Os Agentes Autônomos de Investimento podem tirar dúvidas e orientar investidores sobre os produtos, mas não podem sugerir investimentos, nem dar opinião, como os Consultores de Valores Mobiliários fazem.

 

Agente Autônomo de Investimentos - Resolução CVM 16

Logo da Comissão de Valores Mobiliários -CVM
Resolução CVM 16 - Agente Autônomo de Investimentos (AAI)

Como e qual é a remuneração do Agente Autônomo de Investimentos (AAI)?

 

Importante ressaltar a remuneração do Agente Autônomo de Investimentos…

 

…por determinação da Legislação específica da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os Agentes Autônomos (Assessores de Investimento) não podem cobrar ou receber nenhuma remuneração dos seus Clientes…

 

…os Agentes Autônomos têm a sua remuneração paga diretamente pelas Corretoras!

 

Assim…

 

…sob este prima, muitas Corretoras, Distribuidoras e Bancos de Investimentos anunciam que o Serviço de ‘Assessoria Financeira’ é gratuito…

 

Remuneração do Agente Autônomo de Investimentos (AAI): 'Ponto de atenção para o Cliente!'

Lembrem-se:

 

“Não existe almoço grátis!”

 

Então, afinal…

 

‘O Cliente paga ou não paga pelos Serviços de Assessoria Financeira?’

 

Sim, o Cliente Investidor paga…

 

…através das cobranças de comissões, rebates, taxas, tarifas, vendas, transações…

 

alcançar liberdade financeira reflexão

 

As Corretoras, Distribuidoras e Bancos de Investimentos remuneram os Agentes Autônomos de Investimentos (Assessores de Investimentos) com ‘uma parcela da taxa (rebate) cobrada dos Clientes’…

 

…ou seja, na prática, isso faz parte do custo total da transação que, potencialmente, poderia ser menor para o Cliente Investidor se não houvesse esse intermediário*.

 

“Os investidores não veem quanto estão pagando, mas esses profissionais são remunerados indiretamente pelo seu dinheiro”.

 

 

(*) Comparativamente com a remuneração do Consultor de Valores Mobiliários que, obrigatoriamente por legislação da CVM, cobra somente do Cliente, porém parte destes valores de comissões, rebates, taxas, etc., não são cobrados do Cliente dos Consultores e ou em algumas Corretoras já estão devolvendo como ‘Cash Back’ para os Clientes que são atendidos por um Consultor de Valores Mobiliários. 

 

 

Então…

 

Esta forma de remuneração é um problema?

 

Não, não será um problema desde que o Cliente Investidor tenha este conhecimento e esteja satisfeito com esta forma de remuneração que indiretamente ele está remunerando o AAI e isto seja a forma mais adequada para ele, enquanto Cliente!

 

O único problema é ‘esconder’ isto do Cliente Investidor e publicitar que a ‘Assessoria de Investimentos’ é gratuita, pois…

 

‘Não existe almoço grátis!’

 

Profissional Assessor de Investimentos (AI), antigo Agente Autônomo de Investimentos (AAI) também chamado de Assessor de Investimentos (AAI)

 

Desta forma…

 

Ter um Agente Autônomo de Investimentos (Assessor de Investimentos) para o seu apoio como Cliente Investidor é Ótimo!

 

O Agente Autônomo é registrado na Comissão de Valores Mobiliários e assim, estão sob os rigorosos limites regulatórios e legais, sendo uma enorme garantia de referência, confiança e segurança para o Cliente Investidor!

 

Os Profissionais, Agentes Autônomos de Investimentos com o seu necessário e exigido conhecimento sobre Produtos de Investimento e Valores Mobiliários, foram e são fundamentais para o processo de ‘Bancarização’ promovido pelas Corretoras e Distribuidoras, especialmente a partir de 2012 no Brasil, disponibilizando o acesso a melhores Produtos de Investimentos em Valores Mobiliários para os Clientes de Varejo (alta, média e baixa renda).

 

Os Agentes Autônomos de Investimentos foram os responsáveis pelos enormes benefícios e acessos para os Clientes Investidores na ‘Evolução’ do ‘Foco em Produtos’ para o ‘Foco em Distribuição’! 

 

Vídeos - O que faz um Agente Autônomo de Investimentos

Reproduzir vídeo sobre Agente Autônomo de Investimentos (AAI) ou Assessor de Investimentos

Agradecimentos ao Thiago Kurth Guedes, CFP®

Reproduzir vídeo sobre Agente Autônomo de Investimentos (AAI)

Agradecimentos à Daniela Froener, Canal Jurídi…O quê?.

Vamos agora, apresentar para você o Profissional ‘Gerente de Banco’, suas características, suas regulamentações, de que forma atua…

 

Vire o manche e vamos retornar à página anterior

Links Recomendados - Órgãos Reguladores