Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários

Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários

O que faz o Administrador ou Gestor de Carteiras Administradas?

 

A Administração de Carteira de Valores Mobiliários consiste na Gestão Profissional de recursos ou valores mobiliários, sujeitos à fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários, entregues ao Administrador, com autorização para que este compre ou venda títulos e valores mobiliários por conta do investidor.

 

A atividade só poderá ser exercida por pessoas físicas ou jurídicas previamente autorizadas pela CVM.

 

Estes Profissionais, altamente especializados, se responsabilizam pela Gestão dos recursos de seus Clientes, e podem assumir, por exemplo, a Gestão da Carteira de Fundos ou Clubes de Investimentos. 

 

O que faz o Gestor de Fundos de Investimentos?

profissional gestor de investimentos

 

O Administrador de Valores Mobiliários, também conhecido como, Gestor de Investimentos ou Gestor de Fundos de Investimentos trabalha diretamente na administração de Fundos de Investimentos, em áreas específicas dentro de uma grande Instituição Financeira ou em Empresas independentes chamadas de Gestoras de Recursos, também conhecidas como Assets (do inglês Asset Management).

 

Dentre os diferentes tipos de gestoras nas quais esse Profissional pode atuar, podemos destacar:

 

    • Gestoras de Fundos de Investimentos (renda fixa, variável, multimercado, imobiliário, entre outros);
    •  Gestoras de Private Equity;
    • Gestoras de Venture Capital;
    • Gestoras de Hedge Fund;
    • Gestoras de Patrimônio (Wealth Management);
    • Clubes de Investimentos.

Quem é o Administrador de Valores Mobiliários?

 

A Administração de Carteiras de Valores Mobiliários é o exercício profissional de atividades relacionadas, direta ou indiretamente, ao funcionamento, à manutenção e à gestão de uma carteira de valores mobiliários, incluindo a aplicação de recursos financeiros no mercado de valores mobiliários, ‘discricionariamente’, por conta do investidor.

 

 

Eles são responsáveis, entre outras coisas, pelas decisões sobre os tipos de ativos financeiros que farão parte da carteira que administram, e em que proporção, considerando, entre outros fatores, os riscos e as políticas de investimentos pré-definidas.

 

 

Com respeito aos requisitos para registro, a administração de carteira só pode ser exercida por pessoa natural ou jurídica autorizada pela CVM.

 

Essa autorização somente é concedida à pessoa natural domiciliada no País que tiver:

 

    • Graduação em curso superior, em instituição reconhecida oficialmente, no País ou no exterior;
    • Experiência profissional de, pelo menos, três anos em atividade específica diretamente relacionada à gestão de recursos de terceiros no mercado financeiro ou no mínimo cinco anos no mercado de capitais, em atividade que evidencie sua aptidão para gestão de recursos de terceiros; e
    • Reputação ilibada.
mercado profissionais administrador de valores mobiliários

 

Assim como os Consultores de Valores Mobiliários, eles também são independentes!

 

Os Gestores de Investimentos podem cobrar de diversas formas: um valor fixo, um percentual sobre o valor administrado ou um percentual se superarem metas pré-estabelecidas.

 

Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários - Resolução CVM 21

Logo da Comissão de Valores Mobiliários -CVM
RESOLUÇÃO CVM 21 - Administrador de Valores Mobiliários

Confiança e segurança para o Cliente

 

O Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários, tanto o Profissional Pessoa Natural assim como na Pessoa Jurídica, obrigatoriamente, têm que ser registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e desta forma passam por rigorosas exigências e estão sujeitos à penalidades, em caso de descumprimento das rígidas regras e princípios dos Órgãos Reguladores.

 

Isto é importantíssimo para a Confiança e Segurança do Cliente Investidor! 

 

 

Então…

 

A partir da Resolução CVM 21 na Subseção I – Administrador Pessoa Natural, destacamos os rigorosos requisitos para este Profissional altamente especializado ser registrado como Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários:

 

O exercício da Administração de Carteira de Valores Mobiliários compreende a gestão profissional de recursos ou valores mobiliários, subordinados ao regime da Lei 6.385/76, entregues a pessoa física ou jurídica com autorização para a compra ou venda de valores mobiliários por conta do investidor.

 

“O Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários pode executar os investimentos em nome dos Clientes, sendo o único Profissional regulado pela CVM a executar ‘discricionariamente’ esta atividade, ou seja, o Gestor toma decisões de investimentos por você!”

Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários

 

O Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários precisa trabalhar em uma Empresa com outro nível de estrutura, que precisa cumprir uma série de regras de Governança Corporativa, por isso, a sua contratação direta, por exemplo, uma ‘Family Office’, apesar desse serviço estar se popularizando na alta renda, sua contratação personalizada, normalmente é bastante mais caro.

 

Vamos agora, apresentar para você o Profissional Analista de Valores Mobiliários’, suas características, suas regulamentações, de que forma atua…

 

Vire o manche e vamos conhecer as características deste Profissional. retornando à página anterior

Links Recomendados - Órgãos Reguladores