Para a sua reflexão sobre a relação entre a ‘Pandemia e as Finanças Pessoais’, que para nós especificamente, brasileiros e brasileiras, investidores ou não, consistiu em uma relação trágica que elevou o grau de ‘Crise Financeira’ para o grau crítico de ‘Tempestade Perfeita’!
A Pandemia da Covid 19, a partir de 2020, ceifou a Vida de milhões de pessoas e trouxe sequelas de saúde, falta e saudades de pessoas queridas para outras milhões de pessoas e famílias.
Neste aspecto, sem sombras de dúvidas, cada Vida que foi interrompida abruptamente na Pandemia, são as nossas maiores perdas, seja para cada familiar, cada amigo e também para todos nós, pois enfraquecemos mais enquanto sociedade.
Paralelamente, a Pandemia trouxe também perdas e sequelas significativas na Vida Financeira para milhões de pessoas e famílias…
A ‘relação trágica entre a Pandemia e as Finanças Pessoais’ foi arrasadora sobre os investimentos, patrimônios, vida financeira, criando sequelas na saúde mental, no equilíbrio e na tranquilidade de milhões de pessoas e famílias que sofreram enormes abalos com a Pandemia da Covid 19.
No Mercado Financeiro e de Capitais, a Pandemia em 2020 nos trouxe também a última ‘Crise Financeira Global’!
O que é uma Crise Financeira Global?
Uma ‘Crise Financeira Global’ ocorre quando diversas situações direcionam os Governos, as Instituições, as Empresas e ou Ativos Financeiros em uma abrupta desvalorização e perda de confiança.
Normalmente, esta falta de confiança eleva o pessimismo dos agentes de Mercado do Financeiro e de Capitais, suas Entidades Participantes e dos Investidores, além da própria população…
…pois todos são atingidos com perdas, falta crédito (ou crédito caro), inflação, recessão, queda de consumo, desemprego, fome, miséria e diversas consequências negativas em suas finanças pessoais, desta forma aprofundando a ‘Crise Financeira de cima para baixo’, ou seja, a partir do Global para o País, Comunidade, Família e Pessoa.
As Grandes Crises Financeiras Globais são cíclicas e recorrentes, conforme nos mostra a experiência histórica do Mercado Financeiro Mundial.
Por exemplo:
Assim sabendo que, de tempos em tempos, seremos alcançados por ‘Crises Financeiras Globais’ que trarão muitas perdas aos Mercados e aos seus Investidores e até aos não Investidores, pois também serão atingidos em suas Vidas!
Quando ocorre uma Crise Financeira?
Uma ‘Crise Financeira’ no Mercado Financeiro Global é um fato raro?
A ocorrência de uma ‘Crise Financeira’ no Mercado Financeiro Global não é um fato muito raro, pois geralmente é algo cíclico, que aparece de tempos em tempos!
Então é previsível sob a ótica de que ocorrem e são cíclicas, porém não sabemos exatamente quando ocorrerá; inobstante possuirmos uma estatística retrospectiva, de que existem muitas ocorrências de Crises Financeiras de alcance maior e com profundidade, em torno de 10 a 15 anos…
Inclusive, para confirmar este ciclo e sua periodicidade, anteriormente a Crise Financeira da Pandemia em 2020, ocorreu há 12 anos uma das Crises Financeiras Globais considerada entre as mais fortes, profundas e abrangentes, que afetou fortemente todo o Mercado Financeiro Mundial, desde as Grandes Instituições Financeiras, Fundos de Pensão e milhões de Investidores que perderam muito dinheiro em vista da ‘ganância e falta de regulação dos Grandes Bancos e Seguradoras‘, que ocorreu em 2008 na Crise Financeira Global chamada ‘Subprime’*!
(*) Sobre a Crise Global Subprime, assista o trailer do excelente Filme ‘A Grande Aposta’ na nossa página ‘Blog RPM Libertà Magazine‘.
Por outro lado, esta estatística de ocorrências históricas consiste em apenas uma ‘probabilidade’, logo consiste em preocupação e necessidade de prevenção permanente, que aplicamos para na ‘Gestão de Riscos’, que é uma estratégia preventiva importantíssima, pois vale para o Mercado Financeiro e os Investidores, mas vale também para as nossas Vidas!
Pois nestas ocorrências de Crises Financeiras Globais no Mercado Financeiro, cíclicas e sistêmicas, ‘muitos perdem muito dinheiro’, porém existem àqueles que prevenidos com estratégias de Gestão de Riscos conseguem passar pelas ‘Crises Financeiras‘ sem muitos problemas e inclusive, tem àqueles poucos que conseguem ver as Oportunidades e até fazem muito dinheiro e crescimento Patrimonial!
Como se preparar para uma Crise Financeira
Então,
“Como se preparar para uma Crise Financeira?”
A ideia aqui é, se possível, ‘manter ou até aumentar’ seu patrimônio, investimentos e recursos financeiros…
Caso seja uma Crise Financeira Global ou Nacional, Risco Sistêmico ou Risco não Sistêmico, adotar antecipada e preventivamente, as diversas Estratégias de ‘diminuição dos riscos’ para ‘minimizar os estragos’ financeiros!
- Apoio Profissional, personalizado, especializado e independente
- Educação Financeira
- Estratégia de Investimentos adequado ao seu Perfil
- Diversificação de Carteiras (efetividade para Riscos não Sistêmicos)
- Reserva de Emergência adequada a sua realidade
- Outros.
Como se preparar para uma Crise Financeira... 'sem' Apoio Profissional especializado?
Muito difícil, praticamente impossível!
Veja…
Vamos deixar bem claro que ‘enfrentar’ uma Crise Financeira Global é algo muito difícil e, normalmente, traz prejuízos financeiros e patrimoniais para milhões de pessoas, investidores ou não.
Paralelamente, é ainda mais difícil, ‘se preparar para uma Crise Financeira Global’ e construir com antecedência uma ‘Estratégia’ de Gestão de Riscos, ‘sem’ o Apoio de um Profissional especializado e adequado as suas necessidades!
Para enfrentar uma futura, desconhecida, mas de ocorrência provável de uma nova ‘Crise Financeira Global’, que ocorrerá em algum momento desconhecido, com características desconhecidas, com amplitude e profundidade desconhecidas, etc., certamente é uma construção bastante complexa e especializada (talvez, até impossível!) para um investidor leigo ou um investidor não profissional!
Alguns podem pensar, “coloco todo o meu dinheiro na Caderneta de Poupança, fico seguro e não perderei dinheiro em caso de uma ‘Crise Financeira…”, será mesmo?
Nesta opção, estas pessoas estarão ‘perdendo dinheiro’ e pior, conforme o período, (por exemplo de 10 a 15 anos com possibilidade histórica de ocorrências de Crises Financeiras), estas pessoas terão perdido mais dinheiro para a inflação, comparativamente a uma eventual perda em uma Crise Financeira Global!
Difícil, não é mesmo?
Fica ainda mais difícil (e importantíssimo!), quando você reflete com maturidade, de que estamos falando do seu dinheiro, patrimônio, dedicação, esforço, tranquilidade; enfim, estamos falando da sua Vida e da sua Família!
Mas fique tranquilo, agora você não está mais sozinho…
Fique tranquilo, Os Anjos-da-Guarda existem!
Por enquanto, recomendamos que você conheça os ‘Principais Profissionais do Mercado Financeiro’ e as ‘Diferenças entre os Profissionais do Mercado Financeiro’ pois atualmente, estes Serviços já estão acessíveis a todos os brasileiros e brasileiras interessados neste importantíssimo tema!
Na ‘Crise Global de Saúde na Pandemia Covid-19’, tivemos os nossos ‘Anjos-da-Guarda’, os Profissionais da Saúde, os nossos médicos(as) e enfermeiros(as), que aqui aproveitamos para registrar as nossas homenagens e agradecimentos a todos!
Já para as ‘Crises Financeiras’ e também no ‘acompanhamento durante toda a sua Vida’, temos os ‘Médicos(as) das Finanças’, destacamos aqui dois destes Profissionais do Mercado Financeiro:
- Médico Generalista das Finanças Pessoais: ‘Planejador Financeiro com certificação CFP®‘
- Médico Especialista em Investimentos: ‘Consultor de Valores Mobiliários com registro na CVM‘
Nos Mercados Financeiros desenvolvidos, os Investidores utilizam Profissionais!
Na análise da ‘Evolução dos Mercados Financeiros‘, naqueles mais desenvolvidos, por exemplo, no Mercado Financeiro dos EUA, praticamente todos os Investidores possuem apoio e acesso via Profissionais do Mercado Financeiro através de serviços personalizados e independentes das Consultorias com ‘Foco em Serviços’, chamados nos EUA de ‘Registered Investment Advisor’ (RIA) que traduzindo seria como ‘Consultor de Investimentos Registrado’!
A ‘Tendência dos Mercados Financeiros e de Capitais‘ nos mostra que a contratação de um Profissional do Mercado Financeiro é um excelente investimento na sua Vida Financeira!
Este é um ‘Valor Verdadeiro’ para você e sua Família com a Tendência Global de ‘Foco em Serviços’, agora no Mercado Financeiro Brasileiro, através das ‘Consultorias de Valores Mobiliários, Planejamento Financeiro Pessoal e Educação Financeira’ e que são ‘Serviços’ especializados, independentes e personalizados, atualmente, ‘acessíveis’ a todos os Investidores brasileiros (baixa, média e alta renda)…
Imagine…
“Se no início do ano de 2020, estes ‘Serviços’ (especializados, independentes e personalizados) estivessem mais ‘conhecidos, popularizados e democratizados’ para os Investidores brasileiros enfrentarem o ‘Impacto Global’ nos Mercados Financeiros e de Capitais de efetivação do ‘Risco Sistêmico’ e o respectivo ‘Crash’, provocados pela gravidade da relação trágica entre a Pandemia e as Finanças Pessoais!”
A relação trágica entre a 'Pandemia e as Finanças Pessoais'!
Infelizmente, aqui no nosso Mercado Financeiro e de Capitais Brasileiro, o ‘impacto e as sequelas negativas foram piores’, em vista dos fatores de fragilidade estruturais ainda existentes, tais como:
- a inexperiência e falta de expertise em Cenário Econômico com taxas referenciais baixas,
- o ‘gap’ (falha ou falta) de Educação Financeira dos Investidores brasileiros, inobstante o Governo Federal em 2010, ter instituído como ‘Política de Estado em caráter permanente’, a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF no intuito de recuperar e superar este ‘gap’ de Educação Financeira no ensino formal brasileiro e,
- o nosso atraso na popularização da ‘Tendência Global‘ do nosso Mercado Financeiro na Evolução para o ‘Foco em Serviços’, formaram…
…”A Tempestade Perfeita!”
'A Tempestade Perfeita'
O que é uma ‘Tempestade Perfeita’?
‘A Tempestade Perfeita’ é chamada ou formada quando uma ‘Crise Financeira Global’, em determinado momento específico e pontual, for potencializada pela convergência e o somatório de condições de fragilidade em determinados Países, tais como:
…fatores potencializadores de amplitude, profundidade, riscos, falta de infraestrutura, mínimas condições de segurança e regulamentação, conhecimento e estratégias de prevenção para minimização do seu poder devastador no Mercado Financeiro e de Capitais e de seus investidores, além de atingir as finanças pessoais de sua população!
A Pandemia Covid 19, em 2020, conforme já referimos, interrompeu milhões de Vidas, obrigou-nos ao necessário isolamento social, paralisou comércio, indústria e serviços impactando milhões de empregos e renda e nos trouxe também a última ‘Crise Financeira Global’, porém em vistas das condições existentes no cenário brasileiro, com o somatório de diversas características específicas, formou para os investidores brasileiros, o que chamamos de ‘A Tempestade Perfeita’!
‘A Tempestade Perfeita’ é a potencialização da relação trágica entre a ‘Pandemia e as Finanças Pessoais dos brasileiros e brasileiras’!
Toda a Crise Financeira Global é uma 'Tempestade Perfeita'?
A Crise Financeira Global do Subprime em 2008, no Brasil não formou uma ‘Tempestade Perfeita’!
Cabe registrar que, na última grande Crise Financeira Global ocorrida em 2008, chamada de ‘Subprime’, que consistiu em uma ‘Tempestade Perfeita’ para milhões de investidores (pessoas físicas, empresas, fundos de pensão, bancos, etc.) de diversos Países; diferentemente da Crise Financeira da Pandemia em 2020, a Crise do Subprime não atingiu o grau de ‘Tempestade Perfeita’ para os investidores brasileiros…
…esta condição não foi por sorte, mas em vista de fatores estruturais que protegeram naquele momento os investidores brasileiros, em especial os pequenos e médios investidores brasileiros (99% dos brasileiros), tendo em vista que em 2008, o Brasil estava com uma excelente condição econômica, robustas reservas internacionais, Sistema Financeiro Nacional (SFN) com o histórico padrão regulatório…
…e vejam, contraditoriamente, o fato de que naquele momento, enquanto investidores estarmos atrasados na Evolução do Mercado Financeiro e assim, mais restritos ao ‘Foco em Produtos‘ em relação aos Mercados Financeiros mais evoluídos, em 2008 ‘não havia uma popularização de acesso dos investidores brasileiros’ aos grandes bancos norte-americanos, as seguradoras internacionais e aos produtos do Subprime (CDS) e assim este nosso ‘atraso’ na Evolução do Mercado também protegeu os investidores brasileiros.
Porém…
A Crise Financeira Global da Pandemia em 2020, no Brasil formou uma ‘Tempestade Perfeita’!
Na Crise Financeira da Pandemia em 2020, diferentemente de outros Países com o Mercado Financeiro mais evoluído e com o investidor com consistente Educação Financeira…
Porém, no nosso Mercado de Capitais brasileiro, em especial aos investidores brasileiros pessoas físicas, ocorreu uma relação trágica entre a ‘Pandemia e as Finanças Pessoais’, atingindo de forma grave milhões de investidores brasileiros…
…infelizmente, elevando o grau da Crise Financeira no Brasil em 2020 para o grau crítico de ‘Tempestade Perfeita’!
Como se forma 'A Tempestade Perfeita'?
Por outro lado…
Uma ‘Tempestade Perfeita‘ não se forma por ‘geração espontânea’ e sim, através de uma sucessão de fatos, ocorrências, fenômenos econômico-financeiros ou não…
E nestes momentos ‘antecedentes’ (mais distantes ou mesmo, próximos) de uma Crise Financeira, normalmente, existem ‘Sinais’ ou ‘Pré-condições’ que são observados por poucos…
…porém, normalmente muito difíceis de percepção clara até mesmo pelos mais experientes Profissionais do Mercado Financeiro, muito menos pelos Clientes Investidores!
Vejam os Sinais de uma Crise Financeira, mais especificamente da ‘Crise do Mercado Financeiro e de Capitais’ gerada pela ocorrência de um Risco Sistêmico, conforme a Pandemia da COVID 19, que foi Global…
…mas, em vista do nosso atraso de 28 anos em relação à ‘Evolução dos Mercado Financeiros’ mais desenvolvidos, inobstante possuirmos uma consistente e sólida regulação e estrutura através do Sistema Financeiro Nacional (SFN), mesmo assim a Crise Financeira atingiu forte o nosso Investidor brasileiro.
Vamos fazer esta ‘Reflexão’, sob a ‘Perspectiva dos Investidores brasileiros’…
'Os Sinais de uma Tempestade Perfeita' - sob a perspectiva dos Investidores brasileiros
Para a ocorrência da ‘Tempestade Perfeita’, necessariamente, os ‘Sinais’ são somados e acumulados…
'As Nuvens'...
As condições existentes e somadas!
+ O Investidor brasileiro (em sua enorme maioria!) com ‘gap’ (falha ou falta) de um histórico em Educação Financeira;
+ O Investidor brasileiro (em grande maioria!) na zona de conforto cultural (inclusive pelo viés comportamental do ‘status quo’!), com seu dinheiro ‘pseudo-investido’ na Caderneta de Poupança e ou em Produtos de Investimentos massificados de Renda Fixa, pois ficaram ‘acostumados’ por longos períodos com a taxa referencial alta, Selic em 2 dígitos:
+ O Investidor brasileiro (em sua grande maioria) ainda sem apoio de uma Consultoria de Valores Mobiliários (recomendação e orientação especializadas, independentes e personalizadas!), ainda ‘pouco acessíveis e ainda não popularizados’ para os benefícios do ‘Foco em Serviços’, ainda distante do Investidor de Varejo brasileiro (baixa, média e alta renda)!
'As Faíscas'...
+ Reduções programadas da Taxa SELIC para 1 dígito (chegou à 2% a.a.):
- O Investidor brasileiro que estava na Renda Fixa ‘Pós-Fixada’ e Produtos com ‘benchmark’ em DI (maioria!), percebeu uma queda violenta de rentabilidade nominal (rentabilidade real então, que desconta a inflação, muitos tiveram a rentabilidade negativa!) e;
- O Investidor brasileiro que ‘pseudo-investe’ na Caderneta de Poupança (a grande maioria dos brasileiros!) com rentabilidade nominal de apenas 70% da Selic (2% a.a.); então, a Caderneta de Poupança tinha uma rentabilidade nominal de 1,6% a.a. (nem os 2% da Selic) e pior, surpreenda-se, pois ainda temos que descontar a Inflação para chegarmos na rentabilidade real, que resultou em aproximadamente (-2,4)% a.a…. Investimento negativo? Sim!
+ Migração ‘em efeito manada’ da Renda Fixa para Renda Variável, sem orientação especializada, sem adequada avaliação de perfil e sem a elaboração de uma estratégia de percentual limite de tomada de risco pelo seu perfil, com ‘único objetivo de maior rentabilidade’…
'O Raio'...
+ A ocorrência da Pandemia Covid-19 trazendo um ‘Crash’ nas Bolsas de Valores (brasileira e globais), mas aqui no Brasil os resultados foram piores, pois atingiu muitos destes ‘novos Investidores de Renda Variável’ com foco apenas na maior rentabilidade, ‘sem orientação especializada, conhecimento básico e perfil adequado’!
'O Vendaval'...
= Os Investidores brasileiros sem Educação Financeira (conhecimento), sem orientação especializada e personalizada, sem perfil adequado, ‘focando apenas a rentabilidade como valor’ (ganhar mais!),…
…com ‘a queda do Raio’ (início da Pandemia Covid-19, em março 2020), pela sua gravidade globalizada, desconhecimento sobre a doença e assim, pela não previsibilidade, o Mercado se assustou e gerou imediatamente o ‘Crash’ com a queda abrupta e sistêmica das Bolsas de Valores Globais…
'O Furacão'...
…e assim, até compreensível e esperado, em vista da falta de ‘sangue frio’ com perfil e limites inadequados para a Renda Variável, falta de educação financeira, sem o apoio profissional especializado e personalizado, inexperiência, medo da perda, ansiedade, crise emocional, etc., muitos (mas muitos!) destes Investidores brasileiros, infelizmente, tomaram a pior decisão no ‘olho do Furação’…
…’venderam os seus ativos em grande baixa e desvalorização’, praticamente na ‘base de fundo do menor preço e desvalorização’ e vendendo os seus ativos, justamente pelo desespero emocional característica nestes momentos críticos (o ‘olho do Furacão’),…
…‘realizaram’ perdas significativas e irreversíveis de seus Patrimônios!
Infelizmente, este é um ‘Case’ real, recente e que afetou muitos e muitos Investidores brasileiros, suas Famílias, seus Patrimônios, sua Tranquilidade e seus Sonhos!
Você está preparado para uma ‘Crise Financeira’? E para uma ‘Tempestade Perfeita’?
Como se preparar para uma Crise Financeira 'com' o Apoio Profissional especializado?
Imagine…
Se o Investidor brasileiro, na ocorrência da Pandemia em março de 2020, estivesse sob a orientação e suporte de Profissionais do Mercado Financeiro?
Neste caso, com a relação trágica entre a Pandemia e as Finanças Pessoais, entre os principais Profissionais do Mercado Financeiro…
O Profissional do Mercado Financeiro mais indicado, em vista da sua alta especialização, atendimento personalizado e atuação independente (sem nenhum conflito de interesses) e que atualmente, plenamente acessível a todos os Investidores brasileiros (pequenos, médios e grandes), seria sem sombra de dúvidas,…
O Profissional mais indicado e adequado seria o Consultor de Valores Mobiliários, registrado conforme a Resolução 19 na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), também chamado de Consultor de Investimentos CVM.
Então, vamos fazer uma reflexão…
- Será que um Consultor de Valores Mobiliários não teria atuado ‘preventivamente’ na ‘dissipação das Nuvens’ e no ‘isolamento das Faíscas’?
- O Consultor de Valores Mobiliários, certamente, ‘não conseguiria evitar o Raio’, isto é fato; mas talvez tivesse estruturado ‘previamente’ uma Estratégia de Carteira Diversificada e Equilibrada ao Perfil do Investidor, como um ‘para-raios’?
- No ‘Vendaval’, um Consultor de Valores Mobiliários, com experiência, competência e com habilidades profissionais (sem a ansiedade, medo de perda e compreensível abalo emocional do Investidor durante o ‘olho do Furacão’ com certeza, recomendaria a manutenção dos ativos em Carteira, de maneira nenhuma vender na baixa total e ‘realizar’ o prejuízo irreversível*…
(*) Talvez você pense… ‘falar isto depois da ocorrência é fácil’ ou ‘comentarista depois do jogo’; podemos dizer que, naquele momento, apesar de ainda não estarmos prestando Consultoria Profissional, fizemos exatamente estas ponderações no ‘olho do Furacão’ (marco e abril de 2020) para Amigos, antigos e futuros Clientes!
- E aqui, está o maior ‘diferencial’ de um Consultor de Valores Mobiliários em relação aos outros Profissionais do Mercado Financeiro (veja ‘Diferenças entre os Profissionais do Mercado Financeiro’), pois possui a competência normativa e regulatória do apoio, indicação e recomendação de Ativos e Valores Mobiliários na construção de uma ‘Carteira de Investimentos’, específica, personalizada, independente e única para o seu Cliente Investidor;
- O Consultor de Valores Mobiliários é considerado um ‘Profissional Fiduciário’ (possui a confiança de) e assim é o único Profissional que possui a reponsabilidade fiduciária sobre a Análise de Perfil do Investidor (API) e executa a ‘Suitability’* do seu personalizado Cliente Investidor!
- Desta forma, este Profissional, por atribuição regulatória da CVM, possui o pleno conhecimento do Perfil (Conservador, Moderado, Arrojado ou Agressivo, ‘como Investidor’!) do seu Cliente!
- Inclusive, um Consultor de Valores Mobiliários experiente pode ‘virar o jogo’ ou melhor, ‘virar os ventos’…
O que é ‘Suitability’?
É um termo comum de Mercado Financeiro e de Capitais, que simplesmente significa a avaliação da aptidão, conhecimento, capacidade, tolerância ao risco e experiência do Investidor e a adequação dos produtos ou serviços financeiros às necessidades, interesses, expectativas e objetivos do Investidor!
Regulamentada conforme Resolução CVM 30.
"Bons Ventos" com um Consultor Valores Mobiliários
Com um Consultor de Valores Mobiliários experiente e, necessariamente ‘dependendo do Perfil do Investidor’, teríamos uma ‘Excelente Oportunidade’ para justamente até comprar mais bons ativos (com base em seus fundamentos e relação preço ação x preço Empresa), aproveitando os bons ativos em fundo de baixa (totalmente descontados!), assim transformando o ‘Vendaval Destruidor’ em uma ‘Brisa de Bons Ventos’ para o aumento e crescimento do seu Patrimônio!
…esta é uma conhecida Estratégia de Investimentos, chamada de ‘Buy and Hold‘!
‘Buy and Hold’ ou ‘Comprar e Manter’ é uma ‘Estratégia de Investimentos’ de longo prazo de comprar bons Ativos (por exemplo, Ações!) de Boas Empresas, em setores com futuro promissor e sustentável, adquirindo em momentos de preços descontados (no nosso exemplo, especificamente no ‘olho do furacão’!) e efetivamente tornar-se sócio daquela(s) Empresa(s) por longo tempo, não se importando (ou melhor, não se incomodando!) com eventuais quedas e variações no preço ao longo do tempo!
Citamos aqui, dois ícones da Estratégia de Investimentos ‘Buy and Hold’:
- Prof. Benjamin Graham, professor, economista e investidor inglês, considerado o ‘Pai do Investimento em Valor’!
- Warren Buffett, magnata, filantropo e considerado um dos mais bem-sucedidos investidores do mundo, chamado de ‘Mago dos Investimentos’, conhecido como o “Oráculo de Omaha” e, como aluno de Benjamin Graham, adepto aos Investimentos em Valor!
(*) Assista o Vídeo e a sinopse do Livro ‘O Investidor Inteligente’ (Benjamin Graham) e o Documentário ‘Tornando-se Warren Buffett’ no nosso ‘Blog RPM Libertà Magazine‘.
Assim…
“Um Profissional Consultor de Valores Mobiliários registrado através da Resolução 19 na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), especializado e independente, no atendimento personalizado ao seu Cliente Investidor através de um Serviço retilíneo e independente (e atualmente acessível a todos!), como o nosso Serviço de Consultoria de Valores Mobiliários; deve sim, considerar fortemente o ‘Buy and Hold‘ como uma das relevantes ‘Estratégias de Investimentos’ (e anti-frágil em Crises Financeiras!) para o seu Cliente Investidor, sempre que adequado ao seu Perfil, Objetivos e Sonhos de Vida!”
"Bons Ventos" para você navegar, com apoio profissional e confiança, no Mercado financeiro!
Então…
- Pense no ‘Valor Relativo’ (monetário, financeiro, patrimonial, etc.), destas recomendações especializadas, independentes, personalizadas e profissionais de um Consultor de Valores Mobiliários, que valeriam para um Cliente Investidor em relação ao ‘Risco’ ou ‘Perdas’ do seu Patrimônio?
- Pense no ‘Valor Absoluto’ (‘Verdadeiro Valor!’) (emocional, tranquilidade, leveza, confiança, etc.), destas mesmas recomendações especializadas, independentes, personalizadas e profissionais de um Consultor de Valores Mobiliários, que valeriam e fariam sentido para você e sua Família, em seus Propósitos de Vida, Objetivos e Sonhos de Vida e para a sua Felicidade?
É uma Reflexão de muito ‘Valor’ para você… Vacine-se!
por RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal
Se você gostou deste Post e se ‘fez sentido para você’, Compartilhe com seus Amigos e Amigas!
Feedback do Leitor!
O ‘Feedback do Leitor’ não será publicado e será restrito à RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal!
(*) Para publicação da sua opinião, utilize o formulário ao final ‘Deixe um Comentário’!