Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF
Qual a Política de Educação Financeira no Brasil?
Em 2010, o Governo Federal instituiu, como ‘Política de Estado em caráter permanente’, a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF no intuito de recuperar e superar este ‘gap’ de Educação Financeira no ensino formal brasileiro – entenda-se como o necessário fortalecimento da Cidadania e acesso às Oportunidades do Mercado Financeiro através do ‘acesso à Educação Financeira para todos os brasileiros e brasileiras’…
O que é ENEF?
A Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF – é uma mobilização em torno da promoção de ações de Educação Financeira, securitária, previdenciária e fiscal no Brasil e, suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial.
O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da Cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar ‘Decisões Financeiras mais autônomas e conscientes’!
Qual a preocupação com a Educação Financeira no Brasil?
A grande preocupação pela falta de acesso às oportunidades financeiras para a população brasileira mostrou-se como principal consequência prejudicial pelo identificado ‘gap’ (lacuna, falta) de Educação Financeira no ensino formal brasileiro, que trouxe enormes prejuízos à população pela falta de conhecimento sobre planejamento financeiro, controle do seu orçamentário familiar, investimentos e ou poupança para seus objetivos de Vida…
Esta situação excludente para a população brasileira trazia prejuízos ao Sistema e ao Mercado Financeiro, Entidades Participantes, Instituições Financeiras (em especial, Instituições Financeiras ‘não autorizadas a receber Depósitos à Vista’), Instituições Auxiliares, às Empresas brasileiras e a própria população brasileira excluída das oportunidades…
Os 4 principais Objetivos com a Educação Financeira no Brasil?
Fortalecer a Cidadania
Disseminar a Educação Financeira e Previdenciária
Promover a Tomada de Decisões Financeiras conscientes e autônomas
Aumentar a eficiência e solidez do Sistema Financeiro
Estratégia de Educação Financeira para crianças e jovens
Para Crianças e Jovens
Ao longo de toda a vida é necessário lidar com questões financeiras, pois somos agentes econômicos e nossas decisões sobre esse assunto impactarão no tempo presente e no nosso futuro.
A Educação Financeira é importante em todas as fases da vida, e aprender desde cedo ajuda a fundamentar nossos comportamentos.
E a Escola é o ambiente em que crianças e jovens adquirem não apenas conhecimentos, como também a capacidade de viver em sociedade, fazendo escolhas que influenciarão na realização dos seus sonhos e suas atitudes influenciam na sociedade.
A Educação Financeira, entendida como um tema transversal, dialoga com as diversas disciplinas dos currículos do Ensino Fundamental e Médio, de forma a possibilitar ao estudante compreender como concretizar suas aspirações e estar preparado para as diversas fases da Vida.
Estratégia de Educação Financeira para Adultos
Para Adultos
Oferecer à população adulta informação, formação e orientação financeira contribui para que essas pessoas avaliem corretamente como administrar o seu dinheiro. Assim, é mais fácil entender as características dos diferentes produtos e serviços financeiros, o que leva a tomada de decisões conscientes.
Desenvolver ações de educação financeira para os adultos é desafiador, já que valores e hábitos antigos estão profundamente enraizados. Além disso, os adultos não estão inseridos num sistema regular de ensino. Ainda assim, eles compõem a População Economicamente Ativa (PEA) do país e, com escolhas financeiras mais saudáveis, contribuirão para o desenvolvimento do Brasil.
Com a instituição da nova ENEF pelo Decreto nº 10.393/2020, a sua estrutura de governança integra órgãos e entidades públicas interessadas em promover a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal no Brasil. O formato preserva a independência dos órgãos supervisores do sistema financeiro para desenvolver suas próprias ações de educação.
Como política nacional, a nova ENEF deve contemplar a esfera de governança estratégica através do Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF, instância responsável pela direção, supervisão e pelo fomento da nova ENEF. Formado por oito órgãos e entidades de governo:
- Banco Central do Brasil
- Comissão de Valores Mobiliários
- Superintendência de Seguros Privados
- Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia
- Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar
- Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública
- Ministério da Educação
Programa Educação Financeira para crianças nas Escolas
O Programa Educação Financeira nas Escolas propõe levar a Educação Financeira para o ambiente escolar.
Tem duas áreas foco, o Ensino Fundamental e Médio, e o seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente nas futuras gerações de brasileiros.
Ao se trabalhar a Educação Financeira, securitária, previdenciária e fiscal desde os anos iniciais da vida escolar, contribui-se com a construção das competências necessárias para que os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania.
Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa Educação Financeira nas Escolas:
https://www.vidaedinheiro.gov.br/parcerias-e-patrocinios/para-criancas-e-jovens/
Veja também o documento Orientações para Educação Financeira nas Escolas – anexo 4 do Plano Diretor que consolida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Clique aqui:
Programa Educação Financeira para Adultos
O público adulto também precisa de Educação Financeira, securitária, previdenciária e fiscal, por estar neste momento atuante no mercado.
Para promover a Educação Financeira, securitária, previdenciária e fiscal para o público adulto, foi criado o Programa Educação Financeira de Adultos. Inicialmente, foram identificados como públicos-alvo prioritários duas populações em situação de vulnerabilidade: mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e aposentados com renda de 1 a 2 salários mínimos.
Para essas pessoas, estão sendo desenvolvidos e sistematizados dois conjuntos de tecnologias sociais de educação financeira.
O objetivo, no caso das mulheres do Programa Bolsa Família, é contribuir para melhorar a gestão do orçamento familiar, de modo a estimular a reflexão sobre o projeto de vida das mulheres e o seu planejamento financeiro.
No que se refere ao projeto para aposentados, ele objetiva a redução e a prevenção do superendividamento desse público, de forma a ajudá-los a decidir consciente e autonomamente em relação à gestão de seus recursos.
Clique aqui para conhecer mais sobre o Programa Educação Financeira de Adultos:
https://www.vidaedinheiro.gov.br/parcerias-e-patrocinios/para-adultos/
Veja também o documento Orientações para Educação Financeira de Adultos – anexo 6 do Plano Diretor que consolida a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Clique aqui:
Semana Nacional de Educação Financeira
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma ação de mobilização da nova ENEF que objetiva disseminar a educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal por todo o país, através de ações desenvolvidas pelos membros do Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF e por parceiros convidados.
Além da agenda oficial da Semana, cria-se uma oportunidade para órgãos públicos, iniciativa privada e organizações da sociedade civil levarem a cabo iniciativas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, contribuindo para divulgar os temas em todas as regiões do Brasil.
Para estarem alinhadas ao que é proposto pela Semana Nacional de Educação Financeira, é necessário que as ações desenvolvidas respeitem os princípios da nova ENEF, especialmente a gratuidade.
A Planejar e o ENEF
A importância da Educação Financeira para todos e a consequente ‘Conscientização Financeira’ para todos os brasileiros, está registrado do site da Planejar – Associação Brasileira de Planejamento Financeiro:
Em sintonia com seu posicionamento estratégico, o foco de atuação em responsabilidade social da Planejar é contribuir para disseminar conhecimentos sobre planejamento financeiro e orientar pessoas que normalmente não têm acesso aos serviços prestados pelos profissionais CFP® para que elas possam alcançar melhores condições de vida e gestão de seus recursos.
A Planejar reúne em seu quadro de associados uma vasta gama de profissionais com expertise e conhecimentos relevantes sobre planejamento financeiro e gestão de recursos, o que é fundamental na hora de orientar pessoas de todas as classes sociais e níveis de renda a enfrentar os desafios de manter o mínimo de condições de vida no presente e aspirar melhorias no futuro. A conscientização financeira é ferramenta valiosa para lidar com as consequências da ampliação do crédito, índices de inadimplência e de endividamento.
Com a crescente oferta de produtos e serviços financeiros, e a ampliação da oferta de crédito nos últimos anos, criados para atender as mais diversas necessidades de um público heterogêneo, observamos também o aumento da demanda da compreensão e do domínio dos conceitos financeiros básicos. A medida que um maior número de pessoas tem acesso a informações e possibilidades de desenvolvimento de habilidades que propiciem a melhor gestão dos recursos financeiros familiares, a Planejar fortalece a sua visão de que o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas.
Vídeos e Temas do ENEF
Jogo 'Tá O$$O' - ENEF
Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal somos incentivadores (e quando possível, participantes!) e sim, acreditamos muito no ‘Propósito’ desta Política de Estado de caráter permanente para a Educação Financeira para todas as Pessoas e suas Famílias brasileiras.
Sim, acreditamos que consiste em uma excelente ‘Solução para o País’ – um caminho de melhoria para todos, População, Empresas e País!
Entendemos que, sem acesso à Educação Financeira e ao Conhecimento, uma população e um País não constroem uma ‘Cultura Financeira’, todos perdem, população brasileira e o País, não existe a contribuição e a participação para a eficiência e solidez do Sistema e do Mercado Financeiro – perdem-se enormes possibilidades de investimentos nas Empresas brasileiras – a riqueza e as oportunidades não são disseminadas e ficam restritas a poucos privilegiados – todos perdem!
Isto já está mudando…
Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal em alinhamento pleno com o nosso ‘Propósito’ (o nosso Por quê?), o ‘Conhecimento’ é pré-requisito para o alcance da ‘Liberdade Financeira’ !
Assim, a importância do nosso ‘Serviço’ (Como?) Educação Financeira vem justamente neste sentido de mudança e melhorias para todas as Pessoas e suas Famílias através do nosso Projeto de Educação Financeira…
Comandante ‘Trainee’, por favor, ajuste o manche e retorne à ‘rota anterior’ (à página anterior)…