Educação Financeira

 

Sim… acreditamos (e está no nosso Propósito!), que o ‘Conhecimento’ através da ‘Educação Financeira’ é a base (o piso, o asfalto, a sustentação!) do caminho para a sua ‘Liberdade Financeira’! 

 

Mas veja,

 

Você que é advogado, médico, empresário, agricultor, bancário, comerciário, servidor público, juiz, autônomo, profissional liberal, etc…

 

Você precisará saber a Fórmula de Markowitz da ‘Correlação de Risco entre dois Ativos’?

 

 

 

 

 

NÃO!

 

É óbvio que Não!

 

Mas,

 

O seu ‘Consultor de Valores Mobiliários’ registrado na CVM…          SIM!

 

O seu ‘Planejador Financeiro’ com certificação CFP®…          SIM!

 

O seu ‘Educador Financeiro’ com certificações CPA10, CPA20, CEA e CFP®      SIM!

 

 

Você precisa somente saber quais são seus Objetivos e Sonhos de Vida…

 

E se não souber quais são seus Objetivos e Sonhos de Vida, vamos descobrir juntos!!!

 

servicos consultoria iate site rpm liberta 512 x 512

Lembre-se de Aristóteles…

 

“O Conhecimento é a ferramenta capaz de ampliar as possibilidades de escolha e tornar o indivíduo ‘mais Livre’ e capaz de realizar sua finalidade, a busca pela Felicidade!”

 

“> Conhecimento

                      > Liberdade

                                    > Felicidade!”

 

Propósito de Aristóteles Conhecimento Liberdade e Felicidade

O que é Educação Financeira?

 

Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal acreditamos tanto e somos completamente conscientes de que o ‘Conhecimento e a Educação Financeira’ consistem na sustentação e autonomia de qualquer ‘Plano de Voo’ para a transformação da Vida com o alcance da ‘Liberdade Financeira’ para todas as Pessoas e suas Famílias, Empresas e País, que isto faz parte indissociável do nosso Nome como Empresa, Logomarca, Propósito, Serviços e seus Projetos! 

 

Vamos apresentar à você o nosso Serviço (Como?) de Educação Financeira…

 

‘Como’ chegar lá? 

 

‘Como’ vamos fazer?  

 

Sim, já temos estruturado o ‘Projeto RPM Libertà – Educação Financeira’, aguardando apenas a adequação ao seu Perfil, Metas, Objetivos e Sonhos…

 

 

Mas,

 

Antes de apresentarmos o nosso Serviço (Como?) de ‘como’ contribuirmos e atuarmos para a superação do ‘gap’ de Educação Financeira no ensino formal brasileiro proposto no nosso Projeto RPM Libertà – Educação Financeira, entendemos importantíssimo o seu conhecimento sobre uma ‘Política de Estado’…

 

 

Em 2010, o Governo Federal instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, como ‘Política de Estado em caráter permanente’, no intuito de recuperar e superar este ‘gap’ (lacuna, falta) de Educação Financeira no ensino formal brasileiro – entenda-se como o necessário fortalecimento da cidadania através do ‘acesso à Educação Financeira para todos os brasileiros e brasileiras’…

 

enef logo site rpm liberta 128 x 128
Estratégia Nacional de Educação Financeira

Projeto RPM Libertà - Educação Financeira

 

‘Educar, Ensinar e Inspirar’ para a superação do ‘gap’ de Educação Financeira no ensino formal brasileiro através do conhecimento e conscientização com autonomia, segurança e independência para o alcance de seus objetivos e sonhos com a sua ‘Liberdade Financeira’!

 

 

O Projeto RPM Libertà – Educação Financeira será implementado sob dois aspectos:

 

 

    • Educação Financeira – Cliente Assistido
    • Educação Financeira – Cliente por Projeto

Educação Financeira - Cliente Assistido

 

‘Cliente Assistido’ é considerado todo o Cliente sob contrato na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal nos outros Serviços oferecidos, Planejamento Financeiro Pessoal e ou Consultoria de Valores Mobiliários.

 

A Categoria de Serviço de Educação Financeira – Cliente Assistido consiste em Serviço com muito valor agregado, incluso (gratuito) e contínuo, indissociável e fundamental para a ‘Base de Conhecimento’ para os nossos Clientes e suas Famílias!

 

Serviços da RPM Libertà para a Liberdade Financeira da sua Família
RPM Libertà - Planejamento Financeiro Pessoal - 'Cliente Assistido'!

Assim,

 

Todos os nossos Clientes sob contrato com a RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal são ‘Clientes Assistidos’ e será agregado o Serviço de Educação Financeira, de forma gratuita, contínua e evolutiva no aprofundamento da aprendizagem sobre os conteúdos com relevância, previamente selecionados e programados em sequência para o processo de Aprendizagem do Cliente Assistido e sua Família!

 

Isto é ‘Serviço de Bordo’ grátis? (almoço grátis’?)

 

Sim…   pois é do maior interesse para o nosso Propósito!

  

Veja…

 

‘Você com conhecimento’ conquistará a ‘autonomia de voo’ e se fortalecerá para o alcance das suas Metas, Objetivos e Sonhos – sua ‘Liberdade Financeira’!

 

Então… se você não tiver o básico do conhecimento (no mínimo, o entendimento!), não alcançará a ‘autonomia de voo’, não terá segurança e muito menos confiança na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal…

 

Assim…

 

O Serviço de ‘Educação Financeira – Cliente Assistido’, que são as ‘Orientações de Voo’ e o ‘Serviço de Bordo’, são gratuitos pois são a ‘Base do seu Conhecimento’ para o fortalecimento do nosso Propósito (o nosso Por quê?) e para o ‘Valor’ da RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal!  (então, não tem nenhuma pegadinha!)

 

 

Isto é de interesse para o nosso ‘Propósito’ então, estará no Padrão dos nossos ‘Serviços’ e acreditamos (e aplicamos na prática!) a definição de Aristóteles… 

 

“> Conhecimento

                      > Liberdade

                                     > Felicidade!”

 

Então, o Conhecimento é indissociável da Liberdade Financeira! 

 

A Educação Financeira é parte indissociável para a ‘Base de Conhecimento’ na conquista da sua ‘autonomia de voo’ para o alcance das suas Metas, Objetivos e Sonhos – sua ‘Liberdade Financeira’!

 

Este é o nosso Padrão de Serviços!

 

RPM Libertà e a missão da Conscientização Financeira!

Educador Financeiro para todas as idades

 

Ainda,

 

Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal, entendemos que a Educação Financeira é importante para todas as Pessoas e suas Famílias, em todas as idades, assim os ‘Clientes Assistidos’ podem (e devem) compartilhar esta Aprendizagem junto à sua Família!

 

Educação Financeira - Cliente Contratante ou Cliente por Projeto

 

Educação Financeira – Contratante como um Serviço sob contrato, pontual e determinado, focado em fornecer ‘Conhecimento’ como ‘Base de Inclusão’ para acesso e oportunidades do Mercado Financeiro, tanto para o você (Cliente Pessoa Física e sua Família!), como também para as Empresas e Entidades (Cliente Pessoa Jurídica e seus Colaboradores!).

 

Inclusive, sob demanda, podemos disponibilizar quaisquer conteúdos de Finanças (existente ou através de especialista!) que o ‘Cliente Contratante’ tenha necessidade e ou interesse!

Um projeto em “negócio” e ciência é normalmente definido como um empreendimento (seja ele colaborativo ou não), frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que tem como objetivo alcançar um resultado exclusivo. Projetos podem ainda ser definidos como sistemas sociais temporários, possivelmente constituído por equipes (dentro de uma organização) para realizar uma tarefa dentro um limite de tempo preestabelecido.

Em geral um projeto possui três características fundamentais: tempo (início e fim), recursos (pessoas, ferramentas etc.) e trata de algo que não existia anteriormente.

De acordo com o Guia PMBOK, as principais características dos projetos são:

    • temporários: possuem um início e um fim definidos;
    • planejado, executado e controlado;
    • entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos;
    • desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva;
    • realizados por pessoas;
    • com recursos limitados.

 

O Brasil apesar deste ‘gap’ (atraso em torno de 25 anos em relação aos acessos aos Serviços Financeiros em comparação com países desenvolvidos), já está em franca mudança histórica com a crescente ‘Desbancarização’ (avanço da Etapa 1 como única alternativa de acesso até então!), já está percorrendo a Etapa 2 com a popularização na utilização de alternativas de acessos às oportunidades antes restritas somente aos grandes investidores e, mesmo que ainda não popularizada, já iniciou de forma tímida, a Etapa 3 através do acesso às Prestação de Serviços Financeiros especializados, independentes e personalizados as suas metas e objetivos! 

 

O caminho de ‘recuperação do gap de conhecimento e atraso aos acessos e oportunidades’ ainda é longo, porém, por outro lado, quem se preparar em buscar esta ‘autonomia de voo’ através do Conhecimento e da Educação Financeira, tem acesso às oportunidades e avanços rápidos através de padrões já testados e adotados com sucesso, resultados e segurança pelos países desenvolvidos, então, temos pela frente um ‘Mar de Oportunidades’, que chamamos de “Oceano Azul”! 

 

Segundo a autora Raquel Raquel Banuth, Post Como está a Educação Financeira dos jovens brasileiros? Uma análise a partir do PISA’ no Blog ‘Penso, Logo Invisto?’ da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)…

 

Promover a Educação Financeira da população é um objetivo comum de muitos países, por diversas razões: crescente oferta de produtos e serviços financeiros, maior longevidade da população, novas tecnologias financeiras, etc.

 

A recente pandemia apenas reforçou essa necessidade, especialmente para os mais jovens, que irão enfrentar uma realidade financeira bem diferente da de seus pais.

 

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda que a Educação Financeira comece o mais cedo possível, na Escola, contribuindo para formar uma Sociedade com bem-estar financeiro de maior qualidade.

 

Entender conceitos financeiros, conhecer características, riscos e oportunidades de produtos e serviços financeiros, saber gerir as finanças pessoais, entre outras competências, integram um conjunto básico de capacidades necessárias a todo cidadão.

 

Nesse particular, um instrumento que nos dá um quadro confiável e detalhado do letramento financeiro da população jovem é o PISA (Programme for International Student Assessment).

O PISA é uma pesquisa trienal que avalia as habilidades de estudantes de diversos países para a participação na vida econômica e social. Fornece dados sobre as habilidades dos estudantes em leitura, matemática e ciências, e também em áreas inovadoras, como resolução de problemas, competências globais e pensamento criativo.

 

Na Conferência de Estudos Comportamentais e Educação do Investidor de 2020, a keynote speaker Chiara Monticone apresentou os dados de Educação Financeira do PISA publicados em 2018, com ênfase nos resultados do Brasil. Chiara é analista sênior de políticas na unidade de Educação Financeira e Proteção ao Consumidor da OCDE, onde coordena o trabalho da Rede Internacional de Educação Financeira.

 

A constituição de poupança também se relaciona com o bem-estar financeiro individual. Segundo relatório de 2015 publicado pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), órgão regulador norte-americano de proteção aos consumidores financeiros, o bem-estar financeiro pode ser decomposto nos seguintes quatro elementos, dos quais os três últimos se relacionam à poupança:

 

1. Controle sobre as finanças do dia-a-dia e mês-a-mês.

 

2. Liberdade financeira para fazer escolhas.

 

3. Capacidade para absorver um choque financeiro.

 

4. Estar no caminho para atingir as metas financeiras estabelecidas.

 

A Educação Financeira tem sido apresentada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como meio fundamental para informar e proteger os consumidores nas suas interações com os provedores de serviços financeiros. Segundo a OCDE, a educação financeira, como meio de incrementar o nível de letramento financeiro da população, é capaz de auxiliar os cidadãos a compreender os riscos financeiros e tomar decisões mais apropriadas para seu próprio bem-estar.

 

As estratégias de Educação Financeira com direcionamento exclusivamente pedagógico não têm sido suficientes para proporcionar mudanças no comportamento financeiro de indivíduos. Outros fatores que são determinantes para o comportamento de poupança precisam ser levados em consideração, como a construção de objetivos de poupança e do desejo de poupar, a capacidade de executar certas tarefas e ações na Vida Financeira, autocontrole, habilidade de planejamento intertemporal, dentre outros.

 

 

Então…

 

A partir do conhecimento sobre o ‘nosso Serviço’ de Educação Financeira que será a base de conhecimento para você alcançar a ‘Liberdade Financeira’ e a sua ‘Felicidade’!

 

Vamos agora, apresentar para você quem são os nossos Clientes

 

Vire o manche e vamos retornar à Base (página Serviços)…

 

Links Recomendados - Órgãos Reguladores