Diferenças entre Profissionais do Mercado Financeiro
Quais as ‘Diferenças’ entre os principais Profissionais do Mercado Financeiro?
As regras são claras para cada um, mas ainda assim é possível fazer confusões.
Principais diferenças entre Profissionais do Mercado Financeiro
Administrador de Valores Mobiliários: remuneração pelos Cotistas (Taxa de Administração e, quando houver, Taxa de Performance) e pelo Cliente (Gestão de Carteiras Administradas).
Analista de Valores Mobiliários: remuneração pela Corretora, Banco, Fintech, etc., em que estão contratados e ou na venda dos Relatórios.
Consultor de Valores Mobiliários: remuneração somente pelo Cliente!
Agente Autônomo de Investimentos: remuneração pela Corretora que está vinculado, sendo um percentual (comissão ou rebate) descontados dos investimentos do Cliente!
Gerente de Banco: remuneração pelo Banco em que está empregado, inclusive, com prêmio por metas sobre o volume de captação dos Clientes.
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: remuneração de qualquer forma, pelo Cliente, rebate, comissão, etc.
Planejador Financeiro ‘sem’ certificação CFP®: remuneração de qualquer forma, pelo Cliente, rebate, comissão, etc.
Educador Financeiro: remuneração normalmente pelo Cliente!
RPM Libertà:
Consultor de Valores Mobiliários: remuneração somente pelo Cliente!
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: remuneração somente pelo Cliente!
Administrador de Valores Mobiliários: Sim, referente a Valores Mobiliários.
Analista de Valores Mobiliários: Não, apenas indicações em Relatórios de Análise.
Consultor de Valores Mobiliários: Não, em vista da independência, indica e recomenda, porém é proibido de distribuir e ou vender! (Elimina quaisquer Conflitos de Interesses!)
Agente Autônomo de Investimentos: Sim, os Produtos de Investimento à distribuição e ou venda da sua Corretora, em que está vinculado!
Gerente de Banco: Sim, os Produtos de Investimento em distribuição e ou venda do seu Banco, em que está empregado!
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Não, para os Valores Mobiliários (estes vetados pela regulação CVM), sendo que outros Produtos de Investimento, a depender de regulação própria dos respectivos Órgãos Reguladores.
Planejador Financeiro ‘sem’ certificação CFP®: Não, para os Valores Mobiliários (estes vetados pela regulação CVM), sendo que outros Produtos de Investimento, a depender de regulação própria dos respectivos Órgãos Reguladores.
Educador Financeiro: Não! No nosso entendimento, tais práticas (remuneradas ou não), estão fora de qualquer escopo de Educação.
RPM Libertà:
- Consultor de Valores Mobiliários: Não, em vista da independência, indicamos e recomendamos, porém é proibido de distribuir e ou vender! (Elimina quaisquer Conflitos de Interesses!)
- Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Não, adotamos por coerência, o mesmo padrão do Consultor de Valores Mobiliários, em vista da independência, não distribuímos e não vendemos Produtos de Investimentos e ou indicamos para Instituições Financeiras (Bancos, Corretoras, etc.)! (Elimina quaisquer Conflitos de Interesses!)
Administrador de Valores Mobiliários: Sim! É o único Profissional autorizado pela CVM, a decidir e adquirir Ativos e Produtos de Investimentos em nome do Cliente e ou Cotistas!
Analista de Valores Mobiliários: Não!
Consultor de Valores Mobiliários: Não!
Agente Autônomo de Investimentos: Não!
Gerente de Banco: Não!
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Não!
Planejador Financeiro ‘sem’ certificação CFP®: Não!
Educador Financeiro: Não!
RPM Libertà:
- Consultor de Valores Mobiliários: Não!
- Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Não!
Administrador de Valores Mobiliários: Sim! Quando na Gestão de Carteiras Administradas, está autorizado pela CVM, a recomendar e indicar (e até adquirir) para o Cliente!
Analista de Valores Mobiliários: Não!
Consultor de Valores Mobiliários: Sim! Profissional está autorizado pela CVM, a recomendar e indicar para o Cliente! Inclusive, se o Cliente não possui Carteira Administrada (neste caso, somente o Administrador!), o Consultor é o único Profissional autorizado pela CVM, a recomendar e indicar Valores Mobiliários diretamente aos Clientes!
Agente Autônomo de Investimentos: Não!
Gerente de Banco: Não!
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Não!
Planejador Financeiro ‘sem’ certificação CFP®: Não!
Educador Financeiro: Não!
RPM Libertà:
- Consultor de Valores Mobiliários: Sim! Profissional está autorizado pela CVM, a recomendar e indicar para o Cliente! Inclusive, se o Cliente não possui Carteira Administrada (neste caso, somente o Administrador!), o Consultor é o único Profissional autorizado pela CVM, a recomendar e indicar Valores Mobiliários diretamente aos Clientes!
- Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Não!
Administrador de Valores Mobiliários: Sim! (Quando na Gestão de Carteiras Administradas).
Analista de Valores Mobiliários: Sim!
Consultor de Valores Mobiliários: Sim!
Agente Autônomo de Investimentos: Não!
Gerente de Banco: Sim!
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Sim!
Planejador Financeiro ‘sem’ certificação CFP®: Sim!
Educador Financeiro: Não!
RPM Libertà:
- Consultor de Valores Mobiliários: Sim!
- Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: Sim!
Escala de Preços (comparativos): X (nenhum), $ (baixo), $$ (médio baixo), $$$ (moderado), $$$$ (moderado alto) e $$$$$ (alto)
Administrador de Valores Mobiliários: $$$$$ (direta na Gestão de Carteiras Administradas, Family Office, etc.) ou $$$$ (indireta através da Corretora, Banco, Gestoras, Fintech, Gestão de Fundos de Investimentos, etc., em que estão contratados).
Analista de Valores Mobiliários: $$$$ (direta na venda dos Relatórios) ou $$ (indireta através da Corretora, Banco, Fintech, etc., em que estão contratados).
Consultor de Valores Mobiliários: $$$ (somente diretamente pelo Cliente).
Agente Autônomo de Investimentos: X (diretamente pelo Cliente) e $$ (indiretamente por um percentual, comissão ou rebate, descontados dos investimentos do Cliente).
Gerente de Banco: X (diretamente pelo Cliente) e $$ (indiretamente por um percentual, tarifas, taxas, comissão ou rebate, sobre as taxas oferecidas aos investimentos do Cliente).
Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: $$$ (diretamente do Cliente) e ou $$ (indiretamente sobre rebate, comissão, etc., sobre os Produtos do Cliente).
Planejador Financeiro ‘sem’ certificação CFP®: $$ (diretamente do Cliente) e ou $ (indiretamente sobre rebate, comissão, etc., sobre os Produtos do Cliente).
Educador Financeiro: $ (normalmente diretamente do Cliente)
RPM Libertà:
- Consultor de Valores Mobiliários: $$$ (somente diretamente pelo Cliente).
- .Planejador Financeiro ‘com’ certificação CFP®: $$$ (somente diretamente pelo Cliente*).
(*) Importante: Na RPM Libertà, os Serviços de Planejamento Financeiro Pessoal com certificação CFP®, mesmo autorizado pela legislação, não cobramos rebates, comissões e ou nenhuma taxa sobre os Produtos de Investimentos do Cliente, assim eliminação total de possibilidade de Conflitos de Interesses!
'Melhor Profissional do Mercado Financeiro'...
Qual o ‘Melhor Profissional do Mercado Financeiro’?
“Não existe…
…não existe bom ou ruim, melhor ou pior, enquanto ‘Categoria Profissional’ (a Pessoa, sim!), todos têm seu papel, espaço e relevância ao Cliente, Investidor ou não!”
Mas, se alterarmos a ‘perspectiva’ desta pergunta…
Qual o ‘Melhor Profissional do Mercado Financeiro’ para você e para a sua Família?
“Este existe sim…
…será o Profissional do Mercado Financeiro ‘mais adequado’ às características, necessidades e expectativas do Cliente, Investidor ou não!”
Comparativo e Diferenças entre Profissionais do Mercado Financeiro
Conheça as principais ‘Diferenças’ entre cada um desses Profissionais, ou melhor, entre as Categorias Profissionais…
'Administrador de Valores Mobiliários' x 'Consultor de Valores Mobiliários'
O Administrador de Valores Mobiliários e o Consultor de Valores Mobiliários são Profissionais altamente especializados e atuam sob rígidas normas de regulação da Comissão de Valores Mobiliários.
De ambos os Profissionais são exigidos completos requisitos para exercer suas respectivas atividades, por exemplo: Formação Superior, anos de experiência no Mercado Financeiro, rigorosos exames especializados de certificações, etc.
Por outro lado, normalmente possuem atuações bastante diferentes em relação ao Cliente Investidor, quanto à proximidade, acesso e interação.
'Principais diferenças entre Administrador e Consultor'
O Administrador de Valores Mobiliários, quando atua na Gestão de Carteiras Administradas, neste caso, geralmente para Clientes ou Famílias com grandes riquezas e patrimônio, possui uma relação ‘um pouco’ mais próxima do Cliente Investidor…
…porém quando na atuação na Gestão de Fundos de Investimentos (salvo, Fundos Exclusivos), praticamente não possui nenhum contato, interação e ou conhecimento do Cliente Cotista!
Já o Consultor de Valores Mobiliários, por característica de atuação no ‘Foco em Serviços’, possui sempre o ‘Foco no Cliente’, atuando como um ‘Anjo da Guarda’ sempre apoiando e interagindo muito próximo do seu Cliente, que pode ser um Cliente Investidor de todas as Classes Socioeconômicas, Private e Varejo (alta, média e baixa renda)!
O Consultor de Valores Mobiliários, assim como o Planejador Financeiro, são os Profissionais que mais possuem interação, conhecimento e acompanhamento personalizado de toda a Vida do seu Cliente!
Uma caraterística que aproxima o Administrador de Valores Mobiliários e o Consultor de Valores Mobiliários, consiste na especializada competência em montar Carteiras de Investimentos para seus Clientes Investidores prerrogativa regulatória da CVM através da indicação e recomendação de Ativos e Valores Mobiliários…
O Administrador de Valores Mobiliários é o único Profissional que possui autoridade CVM para a ‘Discricionariedade’, ou seja, o Administrador pode adquirir os Ativos em nome do Cliente!
O Consultor de Valores Mobiliários é o Profissional que possui a autoridade e fidúcia da CVM (atribuição de confiança!) para indicar e recomendar os Ativos para o Cliente, mas será o Cliente que decidirá e fará a aquisição dos Ativos recomendados.
De ambos os Profissionais, por características de atuação, é exigida a ‘Independência’ nas indicações e recomendações aos seus Clientes…
…o Administrador de Valores Mobiliários quando na Gestão de Carteiras Administradas, é exigida a atuação Independente…
…e o Consultor de Valores Mobiliários, ‘este é o Profissional sempre Independente’, pois atua com o ‘Foco no seu Cliente’ e não é admitido qualquer possibilidade de ‘Conflito de Interesses’!
Inclusive, para eliminar qualquer possibilidade de ‘Conflito de Interesses’, pela regulação CVM, o Consultor de Valores Mobiliários somente pode ser remunerado pelo seu Cliente!
Desta forma…
…tanto o Administrador de Valores Mobiliários, como o Consultor de Valores Mobiliários são Profissionais altamente especializados, certificados, independentes, porém ‘Foco de Proximidade com o Cliente’ com atuações bem diferenciadas em relação ao Cliente Investidor!
Ambos são Profissionais regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assim dentro das diferenciadas características, modelo e limites de cada Profissional, esta regulação CVM, traz uma condição de proteção e respaldo institucional ao Cliente Investidor!
'Analista de Valores Mobiliários x Consultor de Valores Mobiliários
O Analista de Valores Mobiliários e o Consultor de Valores Mobiliários possuem atuações similares, altamente especializadas, através da avaliação do Mercado de Capitais, Investimentos e Valores Mobiliários, porém o ‘destino dos resultados e recomendações’ são normativamente diferentes…
'Principais diferenças entre Analista e Consultor'
O Analista de Valores Mobiliários é o Profissional que, normalmente está vinculado a uma Instituição Financeira (Corretora, Distribuidora, Banco, Fintech, etc.), atua através da avaliação dos Investimentos nos Mercados de Capitais, elaborando gráficos, recomendações, relatórios, acompanhamento e estudos sobre Valores Mobiliários para divulgação ao Público.
Em seus trabalhos fornece subsídios, elementos de pesquisas e outros para auxiliar aos interessados (Público em Geral) no processo de tomada de decisão em suas aplicações em Valores Mobiliários.
Para exercer a sua profissão, o Analista de Valores Mobiliários deve estar credenciado na Comissão de Valores Mobiliários, conforme a Resolução CVM 20.
Somente nas competências de conhecimento do Mercado Financeiro existem similaridades entre o Analista de Valores Mobiliários e o Consultor de Valores Mobiliários, pois são Profissionais totalmente diferentes sob a forma de atendimento ao Cliente!
O Consultor de Valores Mobiliários é o Profissional que de forma altamente especializada, também atua na avaliação dos Valores Mobiliários e Investimentos no Mercado Financeiro, elaborando análises, recomendações, relatórios (personalizados!), acompanhamento e estudos sobre Valores Mobiliários…
…mas voltado ao Perfil de determinado Cliente, recomendando ou não aplicações de curto médio ou longo prazo, dizendo quais são os riscos, tipos de aplicações etc.
O Consultor de Valores Mobiliários deve possuir conhecimentos técnicos e práticos elevados para poder assessorar seus Clientes na busca de produtos que irão melhor atender a seus Objetivos e necessidades Pessoais.
Para exercer sua profissão, o Consultor de Valores Mobiliários deve estar credenciado na Comissão de Valores Mobiliários, regrado conforme a Resolução CVM 19.
Principais diferenças entre os Profissionais Analista e Consultor de Valores Mobiliários:
1º ‘Quem é o Cliente e o ‘Destino do Produto do Trabalho’, enquanto o Consultor de Valores Mobiliários presta consultoria individual, personalizada e independente tendo o destino um único Cliente, já o Analista de Valores Mobiliários faz análises e Relatórios para o Público e nunca para um único Cliente.
Portanto, ambos realizam estudos, análises, projeções etc., mas a divulgação ao Público só pode ser feita pelos Analistas de Valores Mobiliários e o Consultor de Valores Mobiliários atende ao Cliente personalizadamente.
2º A ‘Remuneração’ do Consultor de Valores Mobiliários por norma da CVM somente poderá ser pelo seu Cliente (que o contrata!), já o Analista de Valores Mobiliários normalmente é vinculado a uma Corretora, Distribuidora, Banco, Fintechs, etc., que o remunera pelas suas Análises e Relatórios, que serão publicados aos seus Clientes (da Instituição Financeira contratante!) e ou divulgados ao Público em Geral.
Desta forma, um Cliente Investidor contrata um Consultor para o seu atendimento personalizado, especializado e independente, já o Analista de Valores Mobiliários não presta o serviço personalizadamente para um Cliente (para o seu perfil, seus objetivos, situação financeira, etc.), mas seu Relatório e recomendações são especializadas mas massificadas a todos os Investidores.
Assim, tanto o Analista de Valores Mobiliários, como o Consultor de Valores Mobiliários são altamente especializados, certificados, porém com Modelos de trabalho e Foco de Atendimento ao Cliente com atuações bem diferenciadas em relação ao Cliente Investidor!
Ambos são Profissionais regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assim dentro das diferenciadas características, modelo e limites de cada Profissional, esta regulação CVM, traz uma condição de proteção e respaldo ao Cliente Investidor!
'Consultor de Valores Mobiliários' x 'Agente Autônomo de Investimentos (AAI)'
Entre estes dois Profissionais do Mercado Financeiro, talvez seja aonde exista a maior dificuldade do Cliente Investidor em fazer a diferenciação, inobstante sejam Profissionais bastante diferentes, seja nos limites regulatórios, seja no Modelo de Atendimento ao Cliente, seja na independência de atuação, seja na abrangência dos Serviços, etc.
Desta forma, dedicaremos mais contextualização, pois efetivamente são Profissionais bastante distintos!
Então, conheça…
“Quais as Diferenças entre o Consultor e o Agente Autônomo!”
'Principais diferenças entre Consultor e Agente Autônomo de Investimentos'
O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é um Profissional vinculado a uma Instituição Financeira (Corretoras, Distribuidoras, Bancos, etc.) e existem diversas normas que exigem clareza na hora de anunciar essa relação de vinculação.
O Profissional Consultor de Valores Mobiliários não tem essa vinculação, ele não atua em nome de nenhum intermediário ou Instituição Financeira, mas tem em vista os interesses do próprio Cliente!
O Consultor é totalmente ‘Independente’! Ele é remunerado somente pelo seu Cliente, conforme regulação CVM.
Já o Agente Autônomo precisa deixar claro, quando faz uma assessoria, que ela não é gratuita, está incluída na taxa de remuneração daquela aplicação, ou seja, o Cliente está pagando indiretamente e ele está ali vendendo os produtos da Corretora, Distribuidora ou Banco a quem está vinculado!
O Consultor de Valores Mobiliário possui autoridade ‘fiduciária’ (confiança pela Resolução 19 CVM), ou seja, após o API (Avaliação do Perfil de Investidor) e sua ‘Suitability’ (conhecimento do todo do Cliente), possui a autoridade para ‘recomendar e indicar’ quaisquer Valores Mobiliários (Produtos de Investimentos) de quaisquer Bancos, Corretoras, Distribuidoras, Gestoras, etc., ao seu Cliente!
O Agente Autônomo de Investimentos, conforme a Resolução 16 CVM, esse Profissional não pode dar consultoria, isto é, recomendar alocações de ativos. Entende-se que nesse caso, haveria ‘Conflito de Interesse’, uma vez que sua remuneração é proveniente da comercialização de Produtos Financeiros.
Ele somente pode ‘oferecer’ (vender!) Valores Mobiliários (Produtos de Investimentos) da Corretora, Distribuidora e ou Banco, a que está vinculado.
O Agente Autônomo é um representante do Sistema de Distribuição de Investimentos (Foco em Distribuição das Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários, Bancos, Gestoras e Fintechs) e suas funções são a ‘prospecção e captação de Clientes’, o recebimento e registro de ordens e a prestação de informações ou esclarecimentos sobre produtos financeiros que ele comercializa.
O Consultor de Valores Imobiliários é representante do ‘Foco em Serviços’ (‘Foco no Cliente’!), esse Profissional não está envolvido com a venda de produtos financeiros…
…seu Foco é entregar uma ‘Estratégia’ eficiente de alocação de ativos para que o Cliente Investidor consiga atingir seus Objetivos de curto, médio e longo prazo, como a formação de uma Reserva de Emergência para o dia a dia, aquisição de um Imóvel e Aposentadoria.
Para o Consultor de Valores Mobiliários é exigido a Formação Superior e ao Agente Autônomo não é exigida a Formação Superior.
Tanto o Agente Autônomo de Investimentos (AAI), como o Consultor de Valores Mobiliários são especializados, certificados e com atuações bem diferenciadas em relação ao Cliente Investidor!
Ambos são Profissionais regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assim dentro das diferenciadas características, modelo e limites de cada Profissional, esta regulação CVM, traz uma condição de proteção e respaldo ao Cliente Investidor!
'Agente Autônomo de Investimentos (AAI)' x 'Gerente de Banco'
Os Profissionais Agente Autônomo de Investimentos (AAI) e o Gerente de Banco são talvez os Profissionais do Mercado Financeiro com a atuação mais similares em relação ao Cliente Investidor…
Ambos os Profissionais atuam vinculados à Instituições Financeiras, que utilizam o Modelo Transacional (Modelo baseado em Vendas e Distribuição), prospecção e captação de Clientes!
'Principais diferenças entre Agente Autônomo de Investimentos e Gerente de Banco'
Enquanto o Agente Autônomo de Investimentos (AAI) é um representante de uma Corretora, Distribuidora, Banco de Investimento ou Fintechs, cujo Modelo esta no ‘Foco na Distribuição’!
O Gerente de Banco é o empregado representante de um Banco, cujo Modelo esta no ‘Foco no Produto’!
Desta forma, respectivamente, com a atuação nos Modelos de ‘Foco em Distribuição’ (de Produtos distribuídos pela Corretora!) e ‘Foco no Produto’ (no desenvolvimento e venda de Produtos do Banco!), assim por concepção destes Modelos de atuação e as formas de remuneração, o Cliente Investidor deve estar ciente e satisfeito sobre estas características e prioridades dos Modelos.
Ambos não atuam com Independência em relação ao Cliente Investidor pois ‘oferecem’ os Produtos de Investimentos de suas Instituições Financeiras e ou que estas distribuem.
Ambos fazem prospecção e oferecimento (venda) de Produtos Financeiros das suas Instituições para os seus Clientes, possuem remuneração pelo quantitativo e volume de captação (recebem por comissão, rebates, metas, vendas, etc.), não podem cobrar diretamente do Cliente, porém recebem sobre parte do valor e volume aplicado pelos Clientes.
Nos Modelos de atuação de oferecimento e venda de Produtos de Investimentos (captação!) e consequente influência direta em suas remunerações, existe a possibilidade de ‘Conflitos de Interesses’*…
…mas isso, não é necessariamente um problema, desde que você, como Cliente Investidor, saiba disso (conhecimento do Modelo!), tenha confiança no Profissional (na Pessoa) e na Instituição Financeira (Corretora ou Banco) e esteja satisfeito!
(*) O ‘Conflito de Interesses’ ocorrerá quando não forem respeitados o perfil, objetivos, condições, vontade, necessidades e ou ‘venda-casada’ para o Cliente!
O Agente Autônomo de Investimentos é um Profissional certificado pela CVM no qual exige a certificação ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias).
O Profissional Gerente de Banco (atuação no oferecimento de Produtos de Investimento) necessita das certificações CPA10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10) e CPA20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20) da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Para estes Profissionais não é exigida a Formação Superior para exercer estas atividades.
Ressaltamos que, tendo em vista as normas regulatórias do Bacen (Banco Central do Brasil) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), bem como pelas regras e certificações exigidas…
…, tanto o Agente Autônomo de Investimentos (AAI) nas Corretoras de Valores Mobiliários, tanto os Gerentes de Banco representando seus respectivos Bancos, são excelentes opções de Profissionais para a segurança aos Clientes Investidores, pois são regulados por Órgãos Supervisores e Fiscalizadores…
…desta forma, trazendo um respaldo de eventuais reclamações dos Clientes Investidores – rígida e competente regulação que evoluiu muito em relação a 20 anos atrás, aqui no Mercado Financeiro brasileiro!
'Planejador Financeiro 'com' certificação CFP®' x 'Planejador Financeiro 'sem' certificação CFP®'
O Planejador Financeiro ‘com’ a certificação CFP ® e o Planejador Financeiro ‘sem’ a certificação CFP ® são Profissionais que possuem o mesmo objetivo de do apoio e orientação na ‘Transformação da Vida das Pessoas’…
…porém as ‘Diferenças’ enquanto ‘Categoria Profissional’ são completamente distintas!
'Principais diferenças entre Planejador Financeiro com certificação e sem certificação'
Ressaltamos que a ‘distinção internacional certificação CFP®’, mesmo não sendo obrigatória para os ‘Planejadores Financeiros independentes’, pois enquanto Categorias ainda não possuem registro Profissional…
…como ocorre, por exemplo, para os Administradores, Analistas, Consultores de Valores Mobiliários e os Agentes Autônomos de Investimento junto à Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Porém, diferentemente, para atuar como ‘Planejador Financeiro em Instituições Financeiras’, já é exigido que os Profissionais possuam a certificação internacional CFP ® – ‘Certified Financial Planner’ da FPSB (Financial Planning Standards Board, EUA), sob responsabilidade da Planejar no Brasil.
Estas ‘Diferenças’ devem ser um ‘Incentivo’ aos Planejadores Financeiros que ainda não são certificados CFP®…
O Planejador Financeiro com certificação CFP® possui uma enorme vantagem em relação aos Planejadores Financeiros não certificados…
…tendo em vista que para adquirir o direito de utilizar as marcas CFP®, ele demonstra que passou por um processo de certificação internacional, padronizado e extremamente rigoroso,…
…que traz um significativo ‘diferencial’, (inclusive, em relação a todos as outras Categorias Profissionais do Mercado Financeiro), que consiste na habilitação comprovada na ‘Visão Holística’ (Completa) sobre a Vida Financeira do Cliente!
Para o Cliente traz segurança na expectativa dos serviços contratados pela garantia do padrão profissional esperado…
A diferença de um Planejador Financeiro possuir a certificação CFP® (Certified Financial Planner), também é fortemente recomendada pelo seu alto nível de excelência, reconhecimento internacional em 26 Países…
…a certificação CFP® demonstra que o Profissional possui o comprovado Conhecimento (aprovação rigoroso exame de certificação), comprovada Experiência Profissional no Mercado Financeiro, Formação Superior, exigência de atualização com Educação Continuada e o ‘Compromisso’ com Código de Ética e Responsabilidade Profissional como signatário na Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro).
Por outro lado…
A contratação de um Profissional Planejador Financeiro sem certificação CFP ®, a partir do conhecimento e prévia confiança no Profissional (a Pessoa) também ajudará as Pessoas e Famílias no apoio e orientação dos seus Clientes para organizarem partes de suas Vidas Financeiras, de acordo com suas necessidades, Objetivos e Sonhos…
…desde que o Cliente tenha este conhecimento sobre quais qualificações e competências do Planejador Financeiro (a Pessoa!) estará contratando e esteja satisfeito com o nível Profissional apresentado e isto seja a forma mais adequada para ele, enquanto Cliente!
Existem Profissionais (a Pessoa) que são Planejadores Financeiros sem a certificação CFP ® que prestam um bom serviço de orientação orçamentária às Pessoas e Famílias!
Porém…
As Diferenças entre um Profissional Planejador Financeiro com certificação CFP ® e um Planejador Financeiro sem certificação CFP ® são enormes e com todos os cuidados éticos somos obrigados a registrar estas Diferenças e realçar que…
O Planejador Financeiro com a certificação CFP ® além da comprovada chancela da Competência, Habilidade Profissional, Conhecimento, Formação e Experiência no Mercado Financeiro…
…acrescenta-se um ‘diferencial’ bastante relevante, que consiste no registro de regulação junto à Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro) e o respectivo obrigatório compromisso com o Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar…
…desta forma, respaldando em ‘Padrão de Competência, Segurança e Confiança para o Cliente’!
'Consultor de Valores Mobiliários' x 'Planejador Financeiro certificação CFP®'
O Consultor de Valores Mobiliários e o Planejador Financeiro com certificação CFP® possuem especialidades com significativa diferença sob a visão dos ‘Serviços’ prestados, diferenças de amplitude e profundidade…
…por outro lado são os dois Profissionais do Mercado Financeiro que mais se complementam para um ‘Atendimento Completo e Personalizado’ a todos os Clientes!
'Principais diferenças entre Consultor e Planejador Financeiro'
O Profissional Consultor de Valores Mobiliários possui como Clientes, as Pessoas e Família que possuem superávit financeiro (os superavitários!), ou seja, que possuem ´qualquer’ sobra de Capital (dinheiro ou recursos financeiros) para Investir em Valores Mobiliários, Ativos ou outros produtos de investimento no Mercado Financeiro…
O Profissional Planejador Financeiro com certificação CFP® possuem como Clientes, todas as Pessoas e Famílias, ou seja, deficitários ou superavitários, em desequilíbrio ou em equilíbrio financeiro, com dívidas ou sem dívidas, de todas as idades, de todas as classes socioeconômicas, enfim todas as Pessoas e Famílias são Clientes em potencial!
O Planejador Financeiro com certificação CFP® atua e possui a ‘Visão Holística’ de toda a Vida Financeira do Cliente (Pessoa e sua Família), diríamos que ‘possui o conhecimento sobre toda a Vida do seu Cliente e sua Família’!
Este Profissional, considerado um ‘Multiespecialista’ no nível estratégico, que atua com uma ‘Visão Holística’ nos 6 Pilares (Componentes) que abrangem a Vida do Cliente e sua Família:
- Gestão Financeira e Orçamentária
- Gestão de Ativos e Investimentos
- Planejamento de Aposentadoria
- Gestão de Riscos e Seguros
- Planejamento Fiscal e Tributário
- Planejamento Sucessório
O Consultor de Valores Mobiliários possui a autoridade e alta especialidade focada no ‘Pilar 2 – Gestão de Ativos e Investimentos’, sendo o único Profissional no atendimento personalizado ao seu Cliente, que possui a autorização da Comissão de Valores Mobiliários, em aprofundar ao nível da ‘indicação e recomendação de Valores Mobiliários’.
O Consultor de Valores Mobiliários consiste no Profissional que é um ‘especialista’ que possui como competência mais restrita e muito aprofundada no ‘Pilar 2 – Gestão de Ativos e Investimentos’ de excelência em ‘fazer o seu dinheiro trabalhar para você’!
Assim, esta é uma significativa diferença, enquanto o Consultor de Valores Mobiliários é um ‘especialista’ focado no Pilar 2, o Planejador Financeiro com certificação CFP® é um ‘multiespecialista’ nos 6 Pilares da Vida Financeira, porém em um nível mais estratégico.
Tanto o Profissional Consultor de Valores Mobiliários, como o Profissional Planejador Financeiro com certificação CFP® são especializados, certificados, que possuem diferenças de amplitude e profundidade, mas possuem uma grande complementariedade nas atuações que tornam de ‘Excelência’ a experiência para o Atendimento ao Cliente!
Ambos são Profissionais regulados, com a diferença que o Consultor de Valores Mobiliários pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Planejador Financeiro com certificação CFP® pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro),
Assim, as respectivas regulações, que são exigidos compromissos signatários de Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional (Planejar) e as Regras de Conduta da Resolução CVM 19, trazem uma condição de proteção e muito respaldo institucional ao Cliente!
Na RPM Libertà: "As 'diferenças somadas' para a Excelência 360º no nosso Atendimento ao Cliente!"
Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal, as diferenças entre estes Profissionais foram somadas e, assim reduzidas e complementadas para promover a ‘Excelência no Atendimento Completo’ ao Cliente…
Na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal, entendemos que a ‘complementariedade’ do Profissional Planejador Financeiro com certificação CFP® e o Profissional Consultor de Valores Mobiliários é o melhor Modelo de ‘Atendimento Holístico’ (completo) com o ‘Atendimento altamente especializado’, de forma personalizada e independente, que compõe a ‘Excelência 360º do Atendimento’ junto ao Cliente!
Inclusive, adotamos as mesmas normas regulatórias da CVM para a remuneração do Consultor de Valores Mobiliários, de forma espontânea, também a remuneração do Planejador Financeiro Pessoal com certificação CFP®.
Por outro lado, também adotamos a ‘Visão Holística’ de um Planejador Financeiro com certificação CFP® para a atuação do Consultor de Valores Mobiliários com autoridade e registro na CVM, pois adotamos a metodologia ‘Goal-Based Investing’ (Investimentos baseados em Metas!), que considera vários aspectos da Vida Financeira do Cliente, seus Objetivos e Sonhos de Vida!
Assim…
…na RPM Libertà – Planejamento Financeiro Pessoal adotamos este Modelo do ‘Foco no Cliente’ (‘Foco em Serviço’), atuação holística do Planejador Financeiro com certificação CFP somado a autoridade e independência do Consultor de Valores Mobiliários com registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), acrescido do Profissional Educador Financeiro com certificações CPA10, CPA20, CEA (Certificado Especialista ANBIMA) e certificação CFP® (Certified Financial Planner)!
Apresentar para você as Diferenças entre Profissionais do Mercado Financeiro, com ética e transparência, são importantes para a melhor adequação às necessidades e expectativas do Cliente!
Diferenças não são melhor ou pior, são Diferenças de atuação, limites regulatórios e foco entre os diferentes Profissionais do Mercado Financeiro!
Diferenças entre as Categorias Profissionais e não Diferenças entre Profissionais (a Pessoa!) de uma mesma Categoria!
Esperamos que este conhecimento e comparativo com as ‘Diferenças’ entre os Profissionais do Mercado Financeiro tenha trazido informações relevante para você!
Vamos agora retornar para a finalização da nossa página ‘Profissionais’ para você assistir ao ‘Vídeo sobre os Profissionais do Mercado Financeiro’!
Vire o manche e vamos retornar à página anterior…