Evolução do Mercado Financeiro

Evolução do Mercado Financeiro - Mustang GT 500 Shelby
Ford Mustang GT 500 Shelby

 

A Evolução dos Mercados Financeiros para o Cliente Investidor (estamos falando de nós, a enorme maioria dos ‘simples mortais’ que pretendem aplicar ou já aplicam suas economias em Valores Mobiliários e demais Investimentos), conforme demonstração acima, mudou muito nos últimos anos…

 

E para melhor…

 

Uma Reflexão - 'Você no Mercado Financeiro'!

 

Senhoras e senhores passageiros, sua atenção, por favor!

 

Convidamos você a fazer uma disruptiva ‘Reflexão’… (e talvez até, surpreendente!)

 

 

A questão é…

 

    • Como Cliente Investidor, aonde você está posicionado no Mercado Financeiro? Produtos, Distribuição e ou Serviços?
    • Como Cliente Investidor, você é valorizado ou é apenas um número?
    • Você está recebendo acesso aos melhores Produtos, conforme seu Perfil e Objetivos de Vida? 
    • Os custos dos Produtos oferecidos para você (taxa administração, comissões, rebates, tarifas, isenções, etc.) são no mínimo próximas dos Produtos que são oferecidos aos Clientes ‘afortunados’ ou você está deixando de ganhar muito (ou até perdendo muito!) para subsidiar e até ‘pagar a conta’ dos Clientes ‘privilegiados’? 

Mercado Financeiro - A Evolução

 

Muito importante para o seu conhecimento, sua reflexão e oportunidades de valor para você sobre o ‘estágio atual’ do…

 

…Mercado Financeiro dos EUA, muito evoluído e, tenha a certeza, que será o nosso caminho e futuro próximo para o nosso…

 

…Mercado Financeiro no Brasil, atualmente, com o ‘Foco em Serviços’ já acessível para todos os Investidores ‘Normais’ de Varejo (baixa, média e alta renda!) com excelentes e novas oportunidades de bons produtos e boas taxas pelo posicionamento temporal em uma evolução prevista, que chamamos de ‘Oceano Azul’!

 

Conheça, reflita e aproveite as oportunidades de Valor neste ‘Oceano Azul’…

 

alcançar a liberdade financeira imagem rapaz de costas em um veleiro em alta velocidade
RPM Libertà: "Vamos navegar no Oceano Azul que é o Mar de Oportunidades do Mercado Financeiro, através da 'Reflexão Disruptiva' sobre a Evolução do Mercado Financeiro, porém sob a ótica inédita de 'Você como Cliente'!"
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Quadro baseado* na apresentação do Professor Leanderson Reis (GFAI),

Curso de Extensão Coaching Financeiro, PUC/RS.

(*) modificações de períodos por nosso entendimento! 

bandeira USA

Mercado Financeiro dos EUA

O Mercado Financeiro dos EUA até 1970, estava baseado e limitado somente em ‘Desenvolvimento de Produtos’ ou ‘Foco em Produtos’ com monopólio pelos Grandes Bancos… 

O Mercado Financeiro dos EUA, a partir de 1970, o iniciou a evolução para abertura, regulamentação e expansão das Corretoras com novas possibilidades de Investimentos, dando início ao ‘Foco na Distribuição’

O Mercado Financeiro dos EUA, já a partir de 1990, possuindo um alto nível de Educação Financeira na população, iniciou a evolução para atendimentos personalizados e especializados para o Cliente Investidor, dando início ao ‘Foco em Serviços’

O Mercado Financeiro dos EUA, atualmente em 2022, está consolidado com o Cliente Investidor Americano com Grandes Fortunas (representam de 5% a 10% dos Investidores) são atendidos pelos Grandes Bancos (‘Foco em Desenvolvimento de Produtos!’), pois os Grandes Bancos possuem toda uma estrutura diferenciada (Ultra High Private!) para o atendimento e desenvolvimento de Produtos específicos e exclusivos para estes Clientes Investidores com Grandes Fortunas.

 

O Cliente Investidor Americano ‘Normal’ (os ‘simples mortais’, como nós!), porém diferentemente de nós brasileiros, nos EUA muitos com muita base de Educação Financeira e com apoio especializado e independente, que consiste na enorme maioria (representam 90% a 95% dos Investidores Americanos!) se utilizam majoritariamente das Corretoras de Valores Mobiliários, Bancos de Investimentos, Bancos Digitais e Fintechs (‘Foco em Distribuição!’) e…

 

…praticamente 100% dos Clientes Investidores Americanos ‘Normais’ (os ‘simples mortais!’) acessam os excelentes e acessíveis Produtos de Investimentos e Valores Mobiliários(chamamos de Shopping de Produtos de Investimentos!) das Corretoras, Fintechs, Bancos de Investimentos, etc., através de serviços personalizados e independentes das Consultorias e Consultores de Valores Mobiliários e ou Planejadores Financeiros (‘Foco em Serviços!’), chamados nos EUA de ‘Registered Investment Advisor’ (RIA) que traduzindo seria comoConsultor de Investimentos Registrado’…

 

…possuem a obrigatoriedade ‘Fiduciária’ regulamentada, ou seja, têm obrigações fiduciárias (de Confiança!) para com os seus Clientes, o que significa que têm o dever fundamental de sempre e apenas prestar aconselhamento, recomendações e indicações de Investimentos que sejam do interesse dos seus Clientes!

 

Pautados pelos rígidos Padrões, Princípios e Limites Regulatórios, com estes Profissionais especializados, certificados, registrados e independentes, denominados de Registered Investment Advisor (RIA) nos EUA e que no Brasil, são os mesmos Profissionais, denominados Consultores de Valores Mobiliários registrados na CVM (melhor ainda, se também forem Planejadores Financeiros com certificação CFP®), não existirá nenhum Conflito de Interesses’!

bandeira Brasil

Mercado Financeiro no Brasil

Mercado Financeiro no Brasil - até 2012*

 

O Mercado Financeiro no Brasil até 2012* estava baseado e limitado somente em ‘Desenvolvimento de Produtos’ ou ‘Foco em Produtos’ com monopólio pelos Grandes Bancos!

 

Para os Clientes Investidores estava praticamente restrito aos Produtos, em especial nos Grandes Bancos, que dominavam praticamente todas as ofertas com seus Produtos próprios de Investimento com suas respectivas taxas e condições no padrão do  ‘Produto… do Banco’!

 

Assim era como dizia Henry Ford:

 

“Na Ford o cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja Preto!

 

Expressão clássica do ‘Foco no Produto!’

Era o que chamamos de longo período do Mercado Financeiro baseado somente ‘em Desenvolvimento de Produtos’ ou simplesmente, ‘Foco em Produtos’ com o reinado monopolizado pelos Bancos! 

Mercado Financeiro no Brasil - a partir de 2012*

 

O Mercado Financeiro no Brasil a partir de 2012* com a expansão e efetiva bancarização de Clientes Investidores ‘Normais’ (Clientes de Varejo, a enorme maioria dos Investidores como nós – Varejo Baixa, Média e Alta Renda) iniciada pela Corretora XP Inc. e a seguida expansão das demais Corretoras com novas possibilidades de bons e diversificados Investimentos para os ‘simples mortais’, dando início ao ‘Foco na Distribuição’…

 

Efetivamente, a partir de 2012, começaram a entrar e ou migrar, um volume significativo de Clientes Investidores de Varejo (pequenos, médios e alta renda) para as Corretoras de Valores Mobiliários, também aumentando significativamente o número de CPFs na nossa Bolsa Brasileira – Brasil Bolsa Balcão [B³] e…

 

…a partir daí, os Grandes Bancos começaram a notar o início desta migração de parte de seus Clientes Investidores de Varejo (baixa, média e alta renda).

 

A expansão e a popularização do ‘Foco em Distribuição’ no Mercado Financeiro e de Capitais no Brasil foi ótima para todos, pois democratizou o acesso aos Investimentos de qualidade, melhoraram as taxas oferecidas para este público de Investidores (até então, nunca efetivamente valorizados pelos grandes bancos!), abriram novas opções (e boas opções) de Investimentos e Valores Mobiliários para nós, os Clientes Investidores brasileiros de Varejo (baixa, média e alta renda)!

 

 

Porém…

 

Apareceram os nossos problemas culturais…

 

Infelizmente o Investidor brasileiro não estava preparado para as novas oportunidades, principalmente pela…

 

…falta da mínima e básica Educação Financeira, que historicamente é um ‘gap’ do Ensino Formal brasileiro, e assim…

 

…uma cultura da Caderneta de Poupança, (que não é nem considerado um Valor Mobiliário), mas traz a percepção de segurança e facilidade…

 

…e ou em outros produtos muito ruins (por desconhecimento ou por falta de ‘oferecimento’ e acesso aos bons Produtos de Valores Mobiliários e Investimentos!), mesmo com perdas previsíveis…

  

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Desta forma…

 

Tanto os Bancos com ‘Foco em Produtos’ e também já se adaptando para a democratização dos acessos aos Clientes Investidores facilitado pelas Corretoras, Bancos de Investimento, Fintechs, etc., com o ‘Foco na Distribuição’, constataram…

 

    • a dificuldade de mudança na cultura do brasileiro, que mesmo acumulando perdas, mantém-se na Caderneta de Poupança (principal produto de ‘pseudo-investimento’ do brasileiro!),
    • em históricos períodos altas de Taxas SELIC, aplicavam em produtos muito ruins de Renda Fixa, com a falsa percepção de ganho, porém na maioria das vezes perdia para a Inflação (então, o investimento ruim, perdia e ou deixava de ganhar, que para qualquer ‘Investimento’ é uma perda para você Investidor!)… 

Diferentemente do Investidor Americano, constatou-se que o Investidor Brasileiro não possuía (e ainda em sua grande maioria, não possui!) a necessária, fundamental e básica Educação Financeira, que consiste no ‘gap’ histórico do Ensino Formal Brasileiro, mesmo com a acertadíssima implantação do ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) que consiste em um Política de Caráter Permanente, implementada pelo Governo Federal em 2010!

 

Então…

 

…o próprio Mercado Financeiro no Brasil (Bacen, CVM, Bancos, Corretoras, Fintechs, Cooperativas, etc.), ‘identificou a necessidade de Educação Financeira para todos’ (em todas as idades, classes econômicas, nível de instrução, etc., enfim, para todos os brasileiros e brasileiras)…

 

…como alternativa de fomento e desenvolvimento do próprio Mercado e do País…

 

…iniciaram uma nova e fundamental ‘Estratégia de Foco no Cliente’ através da implementação do apoio especializado e diversos materiais para a agilização dos processos de Educação e Orientação Financeira para o Cliente Investidor brasileiro…

 

Assim…

 

…o próprio Mercado evoluiu para a necessidade (e ganho para todos!) com a implantação do ‘Foco em Serviços’…

Evolução do Mercado Financeiro para a Divisão baseada em Serviços

Mercado Financeiro no Brasil - a partir de 2018*

 

O Mercado Financeiro no Brasil, a partir de 2018 justamente pelo histórico ‘gap’ (falha e falta de…) Educação Financeira no Ensino Formal brasileiro para a população brasileira em geral (independente do nível de escolaridade, classe econômica, classe social, idade, nível de renda, patrimônio, etc.)…

 

…iniciou-se a necessária evolução…

 

…entenda-se como o efetivo início de incremento de Profissionais certificados e registrados na CVM, serviços especializados mais acessíveis para atendimentos personalizados e para o Cliente Investidor, dando início ao ‘Foco em Serviços’!

 

mercado profissionais educador financeiro

 

No intuito de evolução e desenvolvimento, o próprio Mercado Financeiro Brasileiro, através de todos os Órgãos Reguladores (BACEN, CVM, SUSEP, etc.), as Entidades Participantes (Bancos, Corretoras, Distribuidoras, Bancos de Investimentos, Fintechs, etc.), as Associações (ANBIMA, Planejar, etc.) e os próprios Investidores brasileiros, reconheceram na prática do Mercado,…

 

o enorme valor do ‘Foco em Serviços’ (Consultorias de Valores Mobiliários e Planejamento Financeiro Pessoal) para a orientação, educação e apoio especializado aos Investidores brasileiros…

 

…até para a própria utilização e fortalecimento para os ‘Focos em Produtos (Bancos) e na Distribuição’ (Corretoras e Fintechs)!

 

 

Assim…

 

…através da implantação do apoio consultivo especializado, capacitado, competente, regulamentado, orientador, educador, independente e personalizado, características únicas (e diferenciais!) do Mercado Financeiro e de Capitais com ‘Foco em Serviços’!

 

Mercado Financeiro no Brasil - atualmente em 2022

 

O Mercado Financeiro no Brasil, atualmente em 2022 ainda muito longe de alcançarmos a maturidade, a cultura de bons investidores (bons investimentos, adequados ao nosso perfil e objetivos, para que o dinheiro trabalhe para nós!) e um nível mínimo geral de Educação Financeira em relação aos Mercados mais desenvolvidos e maduros, no nosso caso, escolhemos o comparativo com o Mercado Financeiro dos EUA…

 

…se considerarmos o final do monopólio do ‘Foco em Produtos’ com a complementação da efetiva popularização do ‘Foco em Distribuição’, no Brasil em 2012* (expansão XP) e nos EUA desde 1970, estávamos com 42 anos de atraso no Brasil! 

 

…se considerarmos o início da necessária complementação e apoio para o ‘Foco em Distribuição’ com o início efetivo do ‘Foco em Serviços’, no Brasil em 2018 e nos EUA desde 1990, já reduzimos para 28 anos de atraso no Brasil! 

 

 

Mas…

 

A ‘Boa Notícia’ é que estamos recuperando rapidamente o tempo perdido,…

 

…principalmente, através da popularização e democratização das Consultorias de Valores Mobiliários e Consultorias de Planejamento Financeiro Pessoal…

 

…no apoio consultivo especializado, capacitado, competente, regulamentado, orientador, educador, independente e personalizado, caraterísticas únicas (e diferenciais!) do…

 

…’Foco em Serviços’, atualmente, acessíveis a todas as Pessoas e Famílias brasileiras!

 

Liberdade Financeira traz tranquilidade aos Clientes Investidores

Atualmente, já existem mais e melhores opções, facilidade de acesso à excelentes Valores Mobiliários e Investimentos e orientação especializada, personalizada e independente, ‘acessível para os Clientes Investidores de Varejo (baixa, média e alta renda)’ que representam a enorme a maioria de nós, os ‘simples mortais’!

 

Entendemos que as três Divisões do Mercado Financeiro (Produtos, Distribuição e Serviços), são interdependentes, inter-relacionados e, principalmente complementares e assim, o Mercado Financeiro como ‘um todo sinérgico’, fica muito fortalecido para o atendimento adequado e satisfatório para cada um dos diferentes Clientes Investidores!

 

Foco em Produtos (Bancos), Foco em Distribuição (Corretoras) e Foco em Serviços (Consultorias de Valores Mobiliários e Planejamento Financeiro Pessoal)… não existe melhor ou pior, bom ou ruim…

 

Existe sim, o Foco mais ‘adequado’ à você, como Cliente Investidor! 

 

…pois em cada Divisão do Mercado Financeiro, existem as caraterísticas, modelos, interesses, focos diferentes que será mais adequado a cada Cliente Investidor através de seu perfil, classe socioeconômica, objetivos, nível de renda, experiência de Mercado, nível de conhecimento e Educação Financeira!

 

Parabéns!

 

Pois mesmo que sem iniciarmos nada prático e efetivo, mas em um…digamos, ‘simulador de navegação’, com certeza através da riqueza desta sua ‘Reflexão’ sobre as oportunidades existentes para você com a ‘Evolução’ do Mercado Financeiro!

 

Isto é um grande primeiro passo para a conscientização e sua inserção, com segurança e assertividade, na navegação do ‘Mar de Oportunidades’ no ‘Oceano Azul’ do Mercado Financeiro!

 

Oceano Azul um Mar de Oportunidades no Mercado Financeiro
RPM Libertà: "Parabéns! Você já avançou bastante com a reflexão e a consciência sobre Você como Cliente ou Investidor e este Mar de Oportunidade que é o Oceano Azul do Mercado Financeiro, sob esta inédita visão de `Você como protagonista em relação ao Mercado Financeiro', e não ao contrário! Agora vamos virar o leme e navegar através da reflexão inteligente e desapercebida sobre a Tendência do Mercado Financeiro brasileiro, a partir das Evoluções dos Mercados internacionais mais desenvolvidos!

 

Então…

 

A partir do seu conhecimento e conscientização, respectivamente pela visão conceitual e, principalmente, sobre a sua importantíssima ‘ Visão de Reflexão’ sobre a ‘Evolução do Mercado Financeiro’ e o entendimento sobre as novas e acessíveis Oportunidades para você…

 

Fundamentais para você como ‘Cliente Investidor’, seus Objetivos e Sonhos de Vida!

 

Vire o manche e vamos retornar à Base (página Mercado – Tendência)…

 

Links Recomendados - Órgãos Reguladores